PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Josyane Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337
Resumo: Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher.
id UFMG-11_adad3fd3604edee6a1ad22187c5a3473
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33337
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESSFormação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333710.1590/1983-21172017190123 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337/26568Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Josyane BarrosFreitas, Nadia Magalhães da Silva2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33337Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
title PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
spellingShingle PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
Abreu, Josyane Barros
Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.
title_short PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
title_full PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
title_fullStr PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
title_full_unstemmed PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
title_sort PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
author Abreu, Josyane Barros
author_facet Abreu, Josyane Barros
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Josyane Barros
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.
topic Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.
description Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337
10.1590/1983-21172017190123
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337/26568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164078227456