PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337 |
Resumo: | Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher. |
id |
UFMG-11_adad3fd3604edee6a1ad22187c5a3473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33337 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESSFormação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333710.1590/1983-21172017190123 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337/26568Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Josyane BarrosFreitas, Nadia Magalhães da Silva2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33337Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
title |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
spellingShingle |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS Abreu, Josyane Barros Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação. |
title_short |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
title_full |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
title_fullStr |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
title_full_unstemmed |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
title_sort |
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO: PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS |
author |
Abreu, Josyane Barros |
author_facet |
Abreu, Josyane Barros Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Josyane Barros Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação. |
topic |
Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação. |
description |
Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337 10.1590/1983-21172017190123 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33337/26568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164078227456 |