Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Costa, Cristiana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sousa do Nascimento, Slivânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10039
Resumo: Os museus abertos, como parques e zoológicos, exercem um papel importante na divulgação e na popularização das ciências. Eles, geralmente, propõem atividades dirigidas ao grande público heterogêneo constituído de uma parcela considerável de grupos familiares. As atividades educativas oferecidas nesses espaços induzem diferentes níveis de interatividadeentre os visitantes e os animais. Nosso artigo resume a observação de quatro grupos familiares no borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, resultando em dados que foram avaliados qualitativamente. O resultado indica três níveis de interatividade entre os elementos de exposição desse espaço e os integrantes do grupo.
id UFMG-11_b10551147aca5d98dbadd5d1b36839e2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10039
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?Os museus abertos, como parques e zoológicos, exercem um papel importante na divulgação e na popularização das ciências. Eles, geralmente, propõem atividades dirigidas ao grande público heterogêneo constituído de uma parcela considerável de grupos familiares. As atividades educativas oferecidas nesses espaços induzem diferentes níveis de interatividadeentre os visitantes e os animais. Nosso artigo resume a observação de quatro grupos familiares no borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, resultando em dados que foram avaliados qualitativamente. O resultado indica três níveis de interatividade entre os elementos de exposição desse espaço e os integrantes do grupo.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10039Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 79-90Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 79-90Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 79-901983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10039/7012Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Costa, CristianaSousa do Nascimento, Slivânia2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10039Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
title Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
spellingShingle Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
Batista Costa, Cristiana
title_short Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
title_full Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
title_fullStr Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
title_full_unstemmed Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
title_sort Um final de semana no zoológico: um passeio educativo?
author Batista Costa, Cristiana
author_facet Batista Costa, Cristiana
Sousa do Nascimento, Slivânia
author_role author
author2 Sousa do Nascimento, Slivânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Costa, Cristiana
Sousa do Nascimento, Slivânia
description Os museus abertos, como parques e zoológicos, exercem um papel importante na divulgação e na popularização das ciências. Eles, geralmente, propõem atividades dirigidas ao grande público heterogêneo constituído de uma parcela considerável de grupos familiares. As atividades educativas oferecidas nesses espaços induzem diferentes níveis de interatividadeentre os visitantes e os animais. Nosso artigo resume a observação de quatro grupos familiares no borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, resultando em dados que foram avaliados qualitativamente. O resultado indica três níveis de interatividade entre os elementos de exposição desse espaço e os integrantes do grupo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10039
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10039/7012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 79-90
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 79-90
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 79-90
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162579812352