Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auler, Décio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10033
Resumo:   Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.
id UFMG-11_b33eed886d3d14081df1668075e22007
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10033
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?  Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10033Ensaio Research in Science Education; Vol. 5 No. 1 (2003); 69-83Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 69-83Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 5 n. 1 (2003); 69-831983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10033/7006Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAuler, Décio2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10033Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
title Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
spellingShingle Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
Auler, Décio
title_short Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
title_full Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
title_fullStr Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
title_full_unstemmed Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
title_sort Alfabetização cientifico-tecnológica: um novo "paradigma"?
author Auler, Décio
author_facet Auler, Décio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auler, Décio
description   Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10033
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10033/7006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 5 No. 1 (2003); 69-83
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 69-83
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 5 n. 1 (2003); 69-83
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162573520896