RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verona, Matheus Fabricio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mori, Horácio, Arruda, Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33653
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.
id UFMG-11_b5481310414188d5eeaaec0664c53374
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33653
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASEducação científica formal e informal; Escolha profissional; Relações com o saber.Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3365310.1590/1983-21172008100208 Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 299-319Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 299-319Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 299-3191983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33653/26880Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVerona, Matheus Fabricio Mori, HorácioArruda, Sergio de Mello 2021-05-03T22:57:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33653Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T22:57:44Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Verona, Matheus Fabricio
Educação científica formal e informal; Escolha profissional; Relações com o saber.
title_short RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Verona, Matheus Fabricio
author_facet Verona, Matheus Fabricio
Mori, Horácio
Arruda, Sergio de Mello
author_role author
author2 Mori, Horácio
Arruda, Sergio de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verona, Matheus Fabricio
Mori, Horácio
Arruda, Sergio de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica formal e informal; Escolha profissional; Relações com o saber.
topic Educação científica formal e informal; Escolha profissional; Relações com o saber.
description Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33653
10.1590/1983-21172008100208
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33653
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172008100208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33653/26880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 299-319
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 299-319
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 299-319
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164486123520