A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Diniz, Renato Eugênio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34626
Resumo: O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente. The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.
id UFMG-11_b58957247e9745020d594b46a7c71034
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34626
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOLFormação continuada de professores; Uso do computador; Ensino de Ciências.O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente. The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3462610.1590/1983-21172012140320Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34626/27356Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessGabini, Wanderlei Sebastião Diniz, Renato Eugênio da Silva 2021-06-15T01:04:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34626Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-15T01:04:57Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
Gabini, Wanderlei Sebastião
Formação continuada de professores; Uso do computador; Ensino de Ciências.
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
author Gabini, Wanderlei Sebastião
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugênio da Silva
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugênio da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugênio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores; Uso do computador; Ensino de Ciências.
topic Formação continuada de professores; Uso do computador; Ensino de Ciências.
description O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente. The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34626
10.1590/1983-21172012140320
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34626
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34626/27356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164961128448