Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141590
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo.
id UNSP_cf06b9dff0421212e967e7f20961b670
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamentalFormação continuadaEnsino de ciênciasComputadorO presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo.Faculdades Integradas de Jaú (FIJ), Jaú, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabini, Wanderlei SebastiãoDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]2016-07-19T12:59:38Z2016-07-19T12:59:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6359-6371application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-63712357-7819http://hdl.handle.net/11449/141590ISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf23749743139537720000-0002-0192-3988porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:07:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:28:48.504866Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
title Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
Gabini, Wanderlei Sebastião
Formação continuada
Ensino de ciências
Computador
title_short Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
author Gabini, Wanderlei Sebastião
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Ensino de ciências
Computador
topic Formação continuada
Ensino de ciências
Computador
description O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:38Z
2016-07-19T12:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-6371
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141590
ISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141590
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-6371
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6359-6371
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128364792250368