A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10090 |
Resumo: | Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças. We report a discussion about the importance of combining qualitative and quantitative methods to lead specific questions in educational area. We point out the relevance of this approach in order to improve ours methods and obtain greater internal consistency. Rasch model is presented as a tool to access latent traces. We show how this model can be promising to work with measures, as well as answering questions of causality and questions which intend to identify effects and changes. |
id |
UFMG-11_b7c63de0fe227b2495222e2161109322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10090 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACESModelo Rasch; Traços Latentes; Metodologia Qualitativa-quantitativa.370Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças. We report a discussion about the importance of combining qualitative and quantitative methods to lead specific questions in educational area. We point out the relevance of this approach in order to improve ours methods and obtain greater internal consistency. Rasch model is presented as a tool to access latent traces. We show how this model can be promising to work with measures, as well as answering questions of causality and questions which intend to identify effects and changes.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1009010.1590/1983-21172015170306Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10090/26719Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Amanda AmantesCoelho, Geide RosaMarinho, Rafael2021-07-08T00:04:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10090Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-08T00:04:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
title |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
spellingShingle |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES Ribeiro, Amanda Amantes Modelo Rasch; Traços Latentes; Metodologia Qualitativa-quantitativa. 370 |
title_short |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
title_full |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
title_fullStr |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
title_full_unstemmed |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
title_sort |
A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES: MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES |
author |
Ribeiro, Amanda Amantes |
author_facet |
Ribeiro, Amanda Amantes Coelho, Geide Rosa Marinho, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Geide Rosa Marinho, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Amanda Amantes Coelho, Geide Rosa Marinho, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo Rasch; Traços Latentes; Metodologia Qualitativa-quantitativa. 370 |
topic |
Modelo Rasch; Traços Latentes; Metodologia Qualitativa-quantitativa. 370 |
description |
Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças. We report a discussion about the importance of combining qualitative and quantitative methods to lead specific questions in educational area. We point out the relevance of this approach in order to improve ours methods and obtain greater internal consistency. Rasch model is presented as a tool to access latent traces. We show how this model can be promising to work with measures, as well as answering questions of causality and questions which intend to identify effects and changes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Científica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10090 10.1590/1983-21172015170306 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10090 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172015170306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10090/26719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162656358400 |