O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Darcy Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bejarano, Nelson Rui Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34622
Resumo: Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das séries iniciais da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC, cidade de Central, Bahia-BA, em fevereiro de 2009, bem como descrever o contexto de ensino na sala de aula das referidas turmas durante aquele ano letivo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função) nas séries iniciais (2° ao 5° ano), e crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca dos conhecimentos espontâneos e científicos das crianças e outro biológico, sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com questões generalistas nas turmas para fins de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos; discutimos com as professoras os conhecimentos trazidos à escola pelos estudantes nas reuniões bimestrais e aplicamos um questionário para que elas respondessem ao final do último encontro. A análise de dados, a partir das respostas de alunos e das professoras, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema. This study aimed to survey the prior knowledge of students from COOPEC-Central - Central, Bahia - at initial grades of Elementary School, in February 2009, describing the context of teaching in classrooms during that school year. This study is part of a masters dissertation and involved content of some aspects of living beings (identification, size and function) in the early grades (2nd to 5th year), children aged between 7 and 11. We developed our studies based on Vygotsky's children's spontaneous and scientific knowledge theory and on other spontaneous conceptions reference in that area. We applied questionnaires with general questions to students in order to obtain information on students' spontaneous knowledge with respect to living beings; we discussed with teachers the knowledge brought by the students to school in bimonthly meetings; and we applied a questionnaire to which teachers responded at end of the last meeting. Data analysis - with the students' and teachers' reponses - was performed considering all the initial Elementary School grades, based on the comparative method in order to highlight what children actually knew about living beings, as a starting point for planning education on the subject.
id UFMG-11_bc230bc5fcea34c710da54faec03386c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34622
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHINGSéries iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimentos prévios; Seres vivos; Referencial vigotskyano; Planejamento de ensino.Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das séries iniciais da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC, cidade de Central, Bahia-BA, em fevereiro de 2009, bem como descrever o contexto de ensino na sala de aula das referidas turmas durante aquele ano letivo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função) nas séries iniciais (2° ao 5° ano), e crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca dos conhecimentos espontâneos e científicos das crianças e outro biológico, sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com questões generalistas nas turmas para fins de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos; discutimos com as professoras os conhecimentos trazidos à escola pelos estudantes nas reuniões bimestrais e aplicamos um questionário para que elas respondessem ao final do último encontro. A análise de dados, a partir das respostas de alunos e das professoras, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema. This study aimed to survey the prior knowledge of students from COOPEC-Central - Central, Bahia - at initial grades of Elementary School, in February 2009, describing the context of teaching in classrooms during that school year. This study is part of a masters dissertation and involved content of some aspects of living beings (identification, size and function) in the early grades (2nd to 5th year), children aged between 7 and 11. We developed our studies based on Vygotsky's children's spontaneous and scientific knowledge theory and on other spontaneous conceptions reference in that area. We applied questionnaires with general questions to students in order to obtain information on students' spontaneous knowledge with respect to living beings; we discussed with teachers the knowledge brought by the students to school in bimonthly meetings; and we applied a questionnaire to which teachers responded at end of the last meeting. Data analysis - with the students' and teachers' reponses - was performed considering all the initial Elementary School grades, based on the comparative method in order to highlight what children actually knew about living beings, as a starting point for planning education on the subject.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3462210.1590/1983-21172012140316Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34622/27352Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Darcy Ribeiro de Bejarano, Nelson Rui Ribas 2021-06-15T00:09:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34622Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-15T00:09:42Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
title O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
spellingShingle O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
Castro, Darcy Ribeiro de
Séries iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimentos prévios; Seres vivos; Referencial vigotskyano; Planejamento de ensino.
title_short O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
title_full O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
title_fullStr O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
title_full_unstemmed O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
title_sort O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
author Castro, Darcy Ribeiro de
author_facet Castro, Darcy Ribeiro de
Bejarano, Nelson Rui Ribas
author_role author
author2 Bejarano, Nelson Rui Ribas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Darcy Ribeiro de
Bejarano, Nelson Rui Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Séries iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimentos prévios; Seres vivos; Referencial vigotskyano; Planejamento de ensino.
topic Séries iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimentos prévios; Seres vivos; Referencial vigotskyano; Planejamento de ensino.
description Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das séries iniciais da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC, cidade de Central, Bahia-BA, em fevereiro de 2009, bem como descrever o contexto de ensino na sala de aula das referidas turmas durante aquele ano letivo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função) nas séries iniciais (2° ao 5° ano), e crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca dos conhecimentos espontâneos e científicos das crianças e outro biológico, sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com questões generalistas nas turmas para fins de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos; discutimos com as professoras os conhecimentos trazidos à escola pelos estudantes nas reuniões bimestrais e aplicamos um questionário para que elas respondessem ao final do último encontro. A análise de dados, a partir das respostas de alunos e das professoras, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema. This study aimed to survey the prior knowledge of students from COOPEC-Central - Central, Bahia - at initial grades of Elementary School, in February 2009, describing the context of teaching in classrooms during that school year. This study is part of a masters dissertation and involved content of some aspects of living beings (identification, size and function) in the early grades (2nd to 5th year), children aged between 7 and 11. We developed our studies based on Vygotsky's children's spontaneous and scientific knowledge theory and on other spontaneous conceptions reference in that area. We applied questionnaires with general questions to students in order to obtain information on students' spontaneous knowledge with respect to living beings; we discussed with teachers the knowledge brought by the students to school in bimonthly meetings; and we applied a questionnaire to which teachers responded at end of the last meeting. Data analysis - with the students' and teachers' reponses - was performed considering all the initial Elementary School grades, based on the comparative method in order to highlight what children actually knew about living beings, as a starting point for planning education on the subject.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34622
10.1590/1983-21172012140316
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34622
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34622/27352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164951691264