CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
DOI: | 10.1590/1983-21172013150109 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34463 |
Resumo: | Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. O estudo investigou a existência ou não de ações intersetoriais entre os campos da saúde e da educação em uma área endêmica do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências e Biologia de uma escola pública e dezesseis profissionais de saúde de uma unidade próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, falta diálogo entre os protagonistas dos setores investigados e os materiais informativos de que dispõem são escassos e por vezes inadequados. Among the major health problems which have affected the Brazilian population is dengue, requiring integrated and participatory control actions. The study investigated the existence or no of intersectoral actions between health and education areas in an endemic region of Rio de Janeiro state. To such were conducted semi-structured interviews with seven teachers of science and biology of a public school and 16 health professionals from a health care unit close the school selected. The interviews were analyzed by thematic content. The results showed superficial knowledge about the disease, lacking dialogue between the protagonists of the sectors investigated and the informational materials available are scarce and sometimes inadequate. |
id |
UFMG-11_c5353c36705a1381f818063bd87da54f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34463 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
spelling |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALSDengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação.Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. O estudo investigou a existência ou não de ações intersetoriais entre os campos da saúde e da educação em uma área endêmica do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências e Biologia de uma escola pública e dezesseis profissionais de saúde de uma unidade próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, falta diálogo entre os protagonistas dos setores investigados e os materiais informativos de que dispõem são escassos e por vezes inadequados. Among the major health problems which have affected the Brazilian population is dengue, requiring integrated and participatory control actions. The study investigated the existence or no of intersectoral actions between health and education areas in an endemic region of Rio de Janeiro state. To such were conducted semi-structured interviews with seven teachers of science and biology of a public school and 16 health professionals from a health care unit close the school selected. The interviews were analyzed by thematic content. The results showed superficial knowledge about the disease, lacking dialogue between the protagonists of the sectors investigated and the informational materials available are scarce and sometimes inadequate.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446310.1590/1983-21172013150109Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34463/27246Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Sheila Soares de Pimenta, Denise NacifSchall, Virgínia Torres 2021-06-08T00:36:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34463Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T00:36:57Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
title |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
spellingShingle |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS Assis, Sheila Soares de Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação. Assis, Sheila Soares de Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação. |
title_short |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
title_full |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
title_fullStr |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
title_sort |
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS |
author |
Assis, Sheila Soares de |
author_facet |
Assis, Sheila Soares de Assis, Sheila Soares de Pimenta, Denise Nacif Schall, Virgínia Torres Pimenta, Denise Nacif Schall, Virgínia Torres |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Denise Nacif Schall, Virgínia Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Sheila Soares de Pimenta, Denise Nacif Schall, Virgínia Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação. |
topic |
Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação. |
description |
Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. O estudo investigou a existência ou não de ações intersetoriais entre os campos da saúde e da educação em uma área endêmica do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências e Biologia de uma escola pública e dezesseis profissionais de saúde de uma unidade próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, falta diálogo entre os protagonistas dos setores investigados e os materiais informativos de que dispõem são escassos e por vezes inadequados. Among the major health problems which have affected the Brazilian population is dengue, requiring integrated and participatory control actions. The study investigated the existence or no of intersectoral actions between health and education areas in an endemic region of Rio de Janeiro state. To such were conducted semi-structured interviews with seven teachers of science and biology of a public school and 16 health professionals from a health care unit close the school selected. The interviews were analyzed by thematic content. The results showed superficial knowledge about the disease, lacking dialogue between the protagonists of the sectors investigated and the informational materials available are scarce and sometimes inadequate. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34463 10.1590/1983-21172013150109 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34463 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013150109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34463/27246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1822183034116374528 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-21172013150109 |