A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33343 |
Resumo: | Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa que investiga como os professores agem diante das tensões e desafios presentes no cotidiano escolar, quando trabalham com a abordagem histórica no ensino de física. Tendo como referenciais teórico-metodológicos a metalinguística de Bakhtin e a sociologia de Pierre Bourdieu, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Percebe-se que, mesmo não refutando as vantagens da abordagem histórica no ensino da Física, os docentes encontram justificativas para trabalhar esporadicamente com tal abordagem. Observa-se a necessidade de incluir, na formação docente, subsídios para a compreensão sobre aspectos do ambiente escolar, visto como um campo no qual atuam agentes que produzem, reproduzem e difundem valores e expectativas sobre o ensino. In this paper, we discuss the results of a study that investigated how teachers act on the tensions and challenges present in everyday school life when they develop Physics teaching in a historical approach. The metalinguistic of Bakhtin and the sociology of Bourdieu are the theoretical-methodological references that guided the study in which we developed semi-structured interviews with the teachers have concluded a Professional Master’s degree in Science teaching. The data analysis indicates that even the teachers do not refute the advantages of historic approach on Physics teaching, they find reasons for the occasional use of it. The study suggests that it is important to include in teacher formation discussions about aspects of the school environment, which is a field in which the agents produce, reproduce and disseminate values about teaching. |
id |
UFMG-11_d1772f09757f39a5ef1aca225177b5e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33343 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFEHistória da Ciência; Ensino de Física; Mestrado Profissional.Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa que investiga como os professores agem diante das tensões e desafios presentes no cotidiano escolar, quando trabalham com a abordagem histórica no ensino de física. Tendo como referenciais teórico-metodológicos a metalinguística de Bakhtin e a sociologia de Pierre Bourdieu, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Percebe-se que, mesmo não refutando as vantagens da abordagem histórica no ensino da Física, os docentes encontram justificativas para trabalhar esporadicamente com tal abordagem. Observa-se a necessidade de incluir, na formação docente, subsídios para a compreensão sobre aspectos do ambiente escolar, visto como um campo no qual atuam agentes que produzem, reproduzem e difundem valores e expectativas sobre o ensino. In this paper, we discuss the results of a study that investigated how teachers act on the tensions and challenges present in everyday school life when they develop Physics teaching in a historical approach. The metalinguistic of Bakhtin and the sociology of Bourdieu are the theoretical-methodological references that guided the study in which we developed semi-structured interviews with the teachers have concluded a Professional Master’s degree in Science teaching. The data analysis indicates that even the teachers do not refute the advantages of historic approach on Physics teaching, they find reasons for the occasional use of it. The study suggests that it is important to include in teacher formation discussions about aspects of the school environment, which is a field in which the agents produce, reproduce and disseminate values about teaching.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3334310.1590/1983-21172017190127 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33343/26574Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVital, AbigailGuerra, Andreia2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33343Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
title |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
spellingShingle |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE Vital, Abigail História da Ciência; Ensino de Física; Mestrado Profissional. |
title_short |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
title_full |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
title_fullStr |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
title_full_unstemmed |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
title_sort |
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE |
author |
Vital, Abigail |
author_facet |
Vital, Abigail Guerra, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Andreia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, Abigail Guerra, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência; Ensino de Física; Mestrado Profissional. |
topic |
História da Ciência; Ensino de Física; Mestrado Profissional. |
description |
Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa que investiga como os professores agem diante das tensões e desafios presentes no cotidiano escolar, quando trabalham com a abordagem histórica no ensino de física. Tendo como referenciais teórico-metodológicos a metalinguística de Bakhtin e a sociologia de Pierre Bourdieu, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Percebe-se que, mesmo não refutando as vantagens da abordagem histórica no ensino da Física, os docentes encontram justificativas para trabalhar esporadicamente com tal abordagem. Observa-se a necessidade de incluir, na formação docente, subsídios para a compreensão sobre aspectos do ambiente escolar, visto como um campo no qual atuam agentes que produzem, reproduzem e difundem valores e expectativas sobre o ensino. In this paper, we discuss the results of a study that investigated how teachers act on the tensions and challenges present in everyday school life when they develop Physics teaching in a historical approach. The metalinguistic of Bakhtin and the sociology of Bourdieu are the theoretical-methodological references that guided the study in which we developed semi-structured interviews with the teachers have concluded a Professional Master’s degree in Science teaching. The data analysis indicates that even the teachers do not refute the advantages of historic approach on Physics teaching, they find reasons for the occasional use of it. The study suggests that it is important to include in teacher formation discussions about aspects of the school environment, which is a field in which the agents produce, reproduce and disseminate values about teaching. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33343 10.1590/1983-21172017190127 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33343 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33343/26574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164082421760 |