As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10072 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino atual de ciências, sua relação com o cotidiano e o universo de interesse dos estudantes. A falta de relação deste ensino com a realidade vivenciada pelos alunos faz com que tenham um menor engajamento neste processo de aprendizagem, para o qual não vêem muito significado. Uma das razões deste problema está na seleção dos conteúdos disciplinares e na forma como são trabalhados nas aulas de ciências e a questão que se coloca é: como devemos proceder para que os alunos possamcompreender o conhecimento científico como resposta a uma questão ou a um problema? Uma das possibilidades para o alcance deste objetivo é o desenvolvimento de atividades de modelização que, além de manter contato com os modelos científicos, permite a sua aplicação à realidade de forma significativa. Para intensificar essa aproximação entre o ensino de ciências e o cotidiano, Gerard Fourez (1994) propõe a construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade, na perspectiva de uma alfabetização científica e técnica. Para ele este é um meio de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das tecnologias intelectuais elaboradas pela humanidade.Neste sentido, ao mesmo tempo que apresentamos as etapas de construção de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, propomos um exemplo da mesma em torno do tema: "um banho saudável". |
id |
UFMG-11_d5dadaf7a0c27e9ff0576215c527542c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10072 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos370.5O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino atual de ciências, sua relação com o cotidiano e o universo de interesse dos estudantes. A falta de relação deste ensino com a realidade vivenciada pelos alunos faz com que tenham um menor engajamento neste processo de aprendizagem, para o qual não vêem muito significado. Uma das razões deste problema está na seleção dos conteúdos disciplinares e na forma como são trabalhados nas aulas de ciências e a questão que se coloca é: como devemos proceder para que os alunos possamcompreender o conhecimento científico como resposta a uma questão ou a um problema? Uma das possibilidades para o alcance deste objetivo é o desenvolvimento de atividades de modelização que, além de manter contato com os modelos científicos, permite a sua aplicação à realidade de forma significativa. Para intensificar essa aproximação entre o ensino de ciências e o cotidiano, Gerard Fourez (1994) propõe a construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade, na perspectiva de uma alfabetização científica e técnica. Para ele este é um meio de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das tecnologias intelectuais elaboradas pela humanidade.Neste sentido, ao mesmo tempo que apresentamos as etapas de construção de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, propomos um exemplo da mesma em torno do tema: "um banho saudável".CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10072Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 1 (2000); 99-122Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 1 (2000); 99-122Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 1 (2000); 99-1221983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10072/7046Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPietrocola, MaurícioMaria Nehring, CátiaCelestino Silva, Cibelede Oliveira Trindade, José AnálioMaia Leite, Raquel CrosaraPinheiro, Terezinha de Fátima2019-02-01T19:54:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10072Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
title |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
spellingShingle |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos Pietrocola, Maurício 370.5 |
title_short |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
title_full |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
title_fullStr |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
title_full_unstemmed |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
title_sort |
As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos |
author |
Pietrocola, Maurício |
author_facet |
Pietrocola, Maurício Maria Nehring, Cátia Celestino Silva, Cibele de Oliveira Trindade, José Análio Maia Leite, Raquel Crosara Pinheiro, Terezinha de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Maria Nehring, Cátia Celestino Silva, Cibele de Oliveira Trindade, José Análio Maia Leite, Raquel Crosara Pinheiro, Terezinha de Fátima |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pietrocola, Maurício Maria Nehring, Cátia Celestino Silva, Cibele de Oliveira Trindade, José Análio Maia Leite, Raquel Crosara Pinheiro, Terezinha de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
370.5 |
topic |
370.5 |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino atual de ciências, sua relação com o cotidiano e o universo de interesse dos estudantes. A falta de relação deste ensino com a realidade vivenciada pelos alunos faz com que tenham um menor engajamento neste processo de aprendizagem, para o qual não vêem muito significado. Uma das razões deste problema está na seleção dos conteúdos disciplinares e na forma como são trabalhados nas aulas de ciências e a questão que se coloca é: como devemos proceder para que os alunos possamcompreender o conhecimento científico como resposta a uma questão ou a um problema? Uma das possibilidades para o alcance deste objetivo é o desenvolvimento de atividades de modelização que, além de manter contato com os modelos científicos, permite a sua aplicação à realidade de forma significativa. Para intensificar essa aproximação entre o ensino de ciências e o cotidiano, Gerard Fourez (1994) propõe a construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade, na perspectiva de uma alfabetização científica e técnica. Para ele este é um meio de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das tecnologias intelectuais elaboradas pela humanidade.Neste sentido, ao mesmo tempo que apresentamos as etapas de construção de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, propomos um exemplo da mesma em torno do tema: "um banho saudável". |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10072 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10072/7046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 1 (2000); 99-122 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 1 (2000); 99-122 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 1 (2000); 99-122 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162630144000 |