Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Beatrice L
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Zylbersztajn, Arden, Ferrari, Nadir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10064
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como baseos conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.
id UFMG-11_db72b4c3b6a9eed1166ac95b6d10d352
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10064
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard370.5Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como baseos conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10064Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 2 (2000); 231-245Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 231-245Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 2 (2000); 231-2451983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10064/7039Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Beatrice LZylbersztajn, ArdenFerrari, Nadir2019-02-01T19:54:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10064Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
title Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
spellingShingle Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
de Andrade, Beatrice L
370.5
title_short Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
title_full Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
title_fullStr Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
title_full_unstemmed Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
title_sort Analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard
author de Andrade, Beatrice L
author_facet de Andrade, Beatrice L
Zylbersztajn, Arden
Ferrari, Nadir
author_role author
author2 Zylbersztajn, Arden
Ferrari, Nadir
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Beatrice L
Zylbersztajn, Arden
Ferrari, Nadir
dc.subject.por.fl_str_mv 370.5
topic 370.5
description Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como baseos conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10064
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10064/7039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 2 (2000); 231-245
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 231-245
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 2 (2000); 231-245
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162622803968