AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465 |
Resumo: | O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais. This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional. |
id |
UFMG-11_d9be9cf6332c2c6b10a4371040cea0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34465 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHINGFormação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais. This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446510.1590/1983-21172013150111Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465/27248Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Agilson Nascimento Silva, Suely Alves daSilva, Rosane Maria Alencar 2021-06-08T00:53:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34465Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T00:53:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
title |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
spellingShingle |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING Souza, Agilson Nascimento Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva. |
title_short |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
title_full |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
title_fullStr |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
title_full_unstemmed |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
title_sort |
AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING |
author |
Souza, Agilson Nascimento |
author_facet |
Souza, Agilson Nascimento Silva, Suely Alves da Silva, Rosane Maria Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Suely Alves da Silva, Rosane Maria Alencar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Agilson Nascimento Silva, Suely Alves da Silva, Rosane Maria Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva. |
topic |
Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva. |
description |
O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais. This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465 10.1590/1983-21172013150111 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013150111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465/27248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164658089984 |