AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Agilson Nascimento
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Suely Alves da, Silva, Rosane Maria Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465
Resumo: O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais. This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.
id UFMG-11_d9be9cf6332c2c6b10a4371040cea0ff
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34465
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHINGFormação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais. This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446510.1590/1983-21172013150111Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465/27248Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Agilson Nascimento Silva, Suely Alves daSilva, Rosane Maria Alencar 2021-06-08T00:53:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34465Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T00:53:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
title AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
spellingShingle AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
Souza, Agilson Nascimento
Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.
title_short AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
title_full AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
title_fullStr AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
title_full_unstemmed AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
title_sort AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
author Souza, Agilson Nascimento
author_facet Souza, Agilson Nascimento
Silva, Suely Alves da
Silva, Rosane Maria Alencar
author_role author
author2 Silva, Suely Alves da
Silva, Rosane Maria Alencar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Agilson Nascimento
Silva, Suely Alves da
Silva, Rosane Maria Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.
topic Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.
description O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais. This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465
10.1590/1983-21172013150111
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34465/27248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164658089984