ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos da Fonseca, Liliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10530
Resumo: Objetivando analisar concepções e saberes docentes dos professores da área de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas realizamos um grupo focal em uma universidade pública carioca, cuja análise culminou na organização dos resultados e discussões em três unidades temáticas: Função social da universidade, Formação em Licenciatura e Ensino de Botânica; as quais se resumem em objetivos mais direcionados à formação do biólogo, com ênfase em conhecimentos científicos pouco relacionados aos conhecimentos pedagógicos e à prática escolar. Isso se reflete no desinteresse dos licenciandos pela Fitologia, favorecendo também sintomas da Cegueira Botânica na escola básica. Destarte, há a necessidade do diálogo entre universidade e escola, e a valorização de abordagens pedagógicas na licenciatura que favoreçam o apreço pela aprendizagem da Botânica. Aiming to analyze the conceptions and teaching knowledge of the Botany teachers in the teacher training in Biological Sciences, we conducted a focus group in a public university in Rio de Janeiro, whose analysis culminated in the organization of results and discussions in three thematic units: Social function of the university, Teacher training and Teaching Botany; which are summarized in objectives more directed to the formation of the biologist, with emphasis on scientific knowledge little related to the pedagogical knowledge and the school practice. This is reflected in the lack of interest of the future teachers in Phytology, also favoring symptoms of Botany Blindness in elementary school. From this, there is a need for dialogue between university and school, and the valuation of pedagogical approaches in the degree that favor the appreciation for the learning of Botany.
id UFMG-11_e1553c35ace81ee90586baa8eea900c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10530
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERSEnsino de Botânica; Licenciatura em Ciências Biológicas; Professores do ensino superior.Formação inicial de professores de Ciências e BiologiaObjetivando analisar concepções e saberes docentes dos professores da área de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas realizamos um grupo focal em uma universidade pública carioca, cuja análise culminou na organização dos resultados e discussões em três unidades temáticas: Função social da universidade, Formação em Licenciatura e Ensino de Botânica; as quais se resumem em objetivos mais direcionados à formação do biólogo, com ênfase em conhecimentos científicos pouco relacionados aos conhecimentos pedagógicos e à prática escolar. Isso se reflete no desinteresse dos licenciandos pela Fitologia, favorecendo também sintomas da Cegueira Botânica na escola básica. Destarte, há a necessidade do diálogo entre universidade e escola, e a valorização de abordagens pedagógicas na licenciatura que favoreçam o apreço pela aprendizagem da Botânica. Aiming to analyze the conceptions and teaching knowledge of the Botany teachers in the teacher training in Biological Sciences, we conducted a focus group in a public university in Rio de Janeiro, whose analysis culminated in the organization of results and discussions in three thematic units: Social function of the university, Teacher training and Teaching Botany; which are summarized in objectives more directed to the formation of the biologist, with emphasis on scientific knowledge little related to the pedagogical knowledge and the school practice. This is reflected in the lack of interest of the future teachers in Phytology, also favoring symptoms of Botany Blindness in elementary school. From this, there is a need for dialogue between university and school, and the valuation of pedagogical approaches in the degree that favor the appreciation for the learning of Botany.CECIMIG-FaE-UFMG2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1053010.1590/1983-211720182001026 Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10530/26931Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos da Fonseca, LilianeRamos, Paula2021-05-04T19:23:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10530Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T19:23:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
title ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
spellingShingle ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
Ramos da Fonseca, Liliane
Ensino de Botânica; Licenciatura em Ciências Biológicas; Professores do ensino superior.
Formação inicial de professores de Ciências e Biologia
title_short ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
title_full ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
title_fullStr ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
title_full_unstemmed ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
title_sort ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
author Ramos da Fonseca, Liliane
author_facet Ramos da Fonseca, Liliane
Ramos, Paula
author_role author
author2 Ramos, Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos da Fonseca, Liliane
Ramos, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Botânica; Licenciatura em Ciências Biológicas; Professores do ensino superior.
Formação inicial de professores de Ciências e Biologia
topic Ensino de Botânica; Licenciatura em Ciências Biológicas; Professores do ensino superior.
Formação inicial de professores de Ciências e Biologia
description Objetivando analisar concepções e saberes docentes dos professores da área de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas realizamos um grupo focal em uma universidade pública carioca, cuja análise culminou na organização dos resultados e discussões em três unidades temáticas: Função social da universidade, Formação em Licenciatura e Ensino de Botânica; as quais se resumem em objetivos mais direcionados à formação do biólogo, com ênfase em conhecimentos científicos pouco relacionados aos conhecimentos pedagógicos e à prática escolar. Isso se reflete no desinteresse dos licenciandos pela Fitologia, favorecendo também sintomas da Cegueira Botânica na escola básica. Destarte, há a necessidade do diálogo entre universidade e escola, e a valorização de abordagens pedagógicas na licenciatura que favoreçam o apreço pela aprendizagem da Botânica. Aiming to analyze the conceptions and teaching knowledge of the Botany teachers in the teacher training in Biological Sciences, we conducted a focus group in a public university in Rio de Janeiro, whose analysis culminated in the organization of results and discussions in three thematic units: Social function of the university, Teacher training and Teaching Botany; which are summarized in objectives more directed to the formation of the biologist, with emphasis on scientific knowledge little related to the pedagogical knowledge and the school practice. This is reflected in the lack of interest of the future teachers in Phytology, also favoring symptoms of Botany Blindness in elementary school. From this, there is a need for dialogue between university and school, and the valuation of pedagogical approaches in the degree that favor the appreciation for the learning of Botany.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10530
10.1590/1983-211720182001026
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10530
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720182001026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10530/26931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1788989913963692032