A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33427 |
Resumo: | Apresenta-se um recorte de pesquisa de doutoramento que teve como objetivo principal propiciar a estudantes de curso de licenciatura em Ciências o uso e a significação da linguagem química mediante a escrita e a reescrita em processo de orientação qualificada. Para a produção de dados, foram utilizados princípios da análise textual discursiva segundo categorias de análise a priori e elaboração de categorias emergentes. A discussão contempla os resultados da análise dos textos dos estudantes e de orientação com atenção, em especial, para a interação discursiva e a possibilidade de apropriação conceitual e evolução conceitual. Os resultados permitem afirmar que o uso da linguagem química pelos estudantes em espaços orientados possibilitou avanços na significação conceitual em química, com diferentes níveis de generalização. We present a Doctoral Degree Research clipping that had, as main goals, to offer the use and the meaning of Chemistry language Science Undergraduate Students, through writing and rewriting in qualified guidance process. To produce data, textual content analysis principles were used a priori and we elaborated emerging categories in the process. The discussion considers the results of the students' textual analysis and guidance with attention in particular, especially discursive interaction and the possibility of conceptual appropriation and conceptual evolution. The results can state that Chemistry language use by the students in guided places enabled advances in the conceptual meaning in chemistry with different levels of generalization. |
id |
UFMG-11_e58b2d259eff79a70ac76a6a745c575a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33427 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSESAprendizagem química; Interação discursiva; Escrita e reescrita.Apresenta-se um recorte de pesquisa de doutoramento que teve como objetivo principal propiciar a estudantes de curso de licenciatura em Ciências o uso e a significação da linguagem química mediante a escrita e a reescrita em processo de orientação qualificada. Para a produção de dados, foram utilizados princípios da análise textual discursiva segundo categorias de análise a priori e elaboração de categorias emergentes. A discussão contempla os resultados da análise dos textos dos estudantes e de orientação com atenção, em especial, para a interação discursiva e a possibilidade de apropriação conceitual e evolução conceitual. Os resultados permitem afirmar que o uso da linguagem química pelos estudantes em espaços orientados possibilitou avanços na significação conceitual em química, com diferentes níveis de generalização. We present a Doctoral Degree Research clipping that had, as main goals, to offer the use and the meaning of Chemistry language Science Undergraduate Students, through writing and rewriting in qualified guidance process. To produce data, textual content analysis principles were used a priori and we elaborated emerging categories in the process. The discussion considers the results of the students' textual analysis and guidance with attention in particular, especially discursive interaction and the possibility of conceptual appropriation and conceptual evolution. The results can state that Chemistry language use by the students in guided places enabled advances in the conceptual meaning in chemistry with different levels of generalization.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3342710.1590/1983-21172016180206 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 2 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 2 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 2 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33427/26664Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessWenzel, Judite Scherer Maldaner, Otavio Aloisio 2021-04-30T23:50:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33427Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:50:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
title |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
spellingShingle |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES Wenzel, Judite Scherer Aprendizagem química; Interação discursiva; Escrita e reescrita. |
title_short |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
title_full |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
title_fullStr |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
title_sort |
A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA: ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES |
author |
Wenzel, Judite Scherer |
author_facet |
Wenzel, Judite Scherer Maldaner, Otavio Aloisio |
author_role |
author |
author2 |
Maldaner, Otavio Aloisio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wenzel, Judite Scherer Maldaner, Otavio Aloisio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem química; Interação discursiva; Escrita e reescrita. |
topic |
Aprendizagem química; Interação discursiva; Escrita e reescrita. |
description |
Apresenta-se um recorte de pesquisa de doutoramento que teve como objetivo principal propiciar a estudantes de curso de licenciatura em Ciências o uso e a significação da linguagem química mediante a escrita e a reescrita em processo de orientação qualificada. Para a produção de dados, foram utilizados princípios da análise textual discursiva segundo categorias de análise a priori e elaboração de categorias emergentes. A discussão contempla os resultados da análise dos textos dos estudantes e de orientação com atenção, em especial, para a interação discursiva e a possibilidade de apropriação conceitual e evolução conceitual. Os resultados permitem afirmar que o uso da linguagem química pelos estudantes em espaços orientados possibilitou avanços na significação conceitual em química, com diferentes níveis de generalização. We present a Doctoral Degree Research clipping that had, as main goals, to offer the use and the meaning of Chemistry language Science Undergraduate Students, through writing and rewriting in qualified guidance process. To produce data, textual content analysis principles were used a priori and we elaborated emerging categories in the process. The discussion considers the results of the students' textual analysis and guidance with attention in particular, especially discursive interaction and the possibility of conceptual appropriation and conceptual evolution. The results can state that Chemistry language use by the students in guided places enabled advances in the conceptual meaning in chemistry with different levels of generalization. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33427 10.1590/1983-21172016180206 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33427 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172016180206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33427/26664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 2 (2016) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 2 (2016) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 2 (2016) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164127510528 |