IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Andréa Cristina Souza de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nardi, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33359
Resumo: Relatamos aqui resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar imaginários de um grupo de licenciandos em física sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino nessa modalidade. Como apoio teórico-metodológico, utilizamos aportes da Análise de Discurso, conforme publicações de Eni Orlandi. A análise ocorreu a partir das respostas dadas pelos licenciandos a quatro questões abertas sobre a EJA. Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos relacionam-se pouco com seus saberes construídos na formação inicial e são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a preocupação com a carga horária reduzida da modalidade, o vínculo da EJA somente ao processo de alfabetização e a necessidade de simplificar os conteúdos de física. We report here a qualitative study's outcomes whose goal was to investigate a future physics teachers group's imaginary about Youth and Adult Education (EJA) and this modality's teaching. As theoretical and methodological support, we used contributions of Discourse Analysis, mainly those by Eni Orlandi. The analysis was based on responses given by the individuals to four open questions about EJA. The results revealed that the future teachers' imaginaries relate very little to their initial training's knowledge, and derive from their experiences in different production conditions; resulting in aspects such as concern with reduced workload, EJA's bond only to the literacy process and the need to simplify physics content.
id UFMG-11_e6f0e94d4eee1aaf83de94938bacdd42
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33359
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHINGEnsino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial de professores; Imaginário.Relatamos aqui resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar imaginários de um grupo de licenciandos em física sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino nessa modalidade. Como apoio teórico-metodológico, utilizamos aportes da Análise de Discurso, conforme publicações de Eni Orlandi. A análise ocorreu a partir das respostas dadas pelos licenciandos a quatro questões abertas sobre a EJA. Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos relacionam-se pouco com seus saberes construídos na formação inicial e são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a preocupação com a carga horária reduzida da modalidade, o vínculo da EJA somente ao processo de alfabetização e a necessidade de simplificar os conteúdos de física. We report here a qualitative study's outcomes whose goal was to investigate a future physics teachers group's imaginary about Youth and Adult Education (EJA) and this modality's teaching. As theoretical and methodological support, we used contributions of Discourse Analysis, mainly those by Eni Orlandi. The analysis was based on responses given by the individuals to four open questions about EJA. The results revealed that the future teachers' imaginaries relate very little to their initial training's knowledge, and derive from their experiences in different production conditions; resulting in aspects such as concern with reduced workload, EJA's bond only to the literacy process and the need to simplify physics content.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3335910.1590/1983-21172016180303 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33359/26597Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Andréa Cristina Souza deNardi, Roberto2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33359Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
title IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
spellingShingle IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
Jesus, Andréa Cristina Souza de
Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial de professores; Imaginário.
title_short IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
title_full IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
title_fullStr IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
title_full_unstemmed IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
title_sort IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE: PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING
author Jesus, Andréa Cristina Souza de
author_facet Jesus, Andréa Cristina Souza de
Nardi, Roberto
author_role author
author2 Nardi, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Andréa Cristina Souza de
Nardi, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial de professores; Imaginário.
topic Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial de professores; Imaginário.
description Relatamos aqui resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar imaginários de um grupo de licenciandos em física sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino nessa modalidade. Como apoio teórico-metodológico, utilizamos aportes da Análise de Discurso, conforme publicações de Eni Orlandi. A análise ocorreu a partir das respostas dadas pelos licenciandos a quatro questões abertas sobre a EJA. Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos relacionam-se pouco com seus saberes construídos na formação inicial e são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a preocupação com a carga horária reduzida da modalidade, o vínculo da EJA somente ao processo de alfabetização e a necessidade de simplificar os conteúdos de física. We report here a qualitative study's outcomes whose goal was to investigate a future physics teachers group's imaginary about Youth and Adult Education (EJA) and this modality's teaching. As theoretical and methodological support, we used contributions of Discourse Analysis, mainly those by Eni Orlandi. The analysis was based on responses given by the individuals to four open questions about EJA. The results revealed that the future teachers' imaginaries relate very little to their initial training's knowledge, and derive from their experiences in different production conditions; resulting in aspects such as concern with reduced workload, EJA's bond only to the literacy process and the need to simplify physics content.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33359
10.1590/1983-21172016180303
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33359
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33359/26597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164101296128