EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vertchenko, Lev
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silveira, Tomás de Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34798
Resumo: Neste trabalho são apresentados alguns exercícios e atividades, elaborados para disciplinas de Astronomia Básica e inspirados na propos ta de exploração multicontextual de Ausubel, relacionando o conceito de magnitude limite ao poder de captação de luz de um instrumento ótico. Os resultados desses exercícios são comparados a contagens de estrelas, obtidas seja pela observação, a olho nu ou com instrumentos óticos, seja pelo uso de software do tipo carta celeste. O processo inclui a familiariza ção do estudante com o céu, com binóculos e telescópios e com vários softwares. São discutidas a relação dessas contagens com a distribuição espa cial das estrelas, e sua aplicabilidade a situações de ensino/aprendizagem. We present a set of exercises and activities, designed for Basic Astronomy disciplines and inspired by Ausubel's multi-contextual approach, relating the limit magnitude concept to the light catching power of an optical instrument. These exercises are compared with stars count , through naked-eye observations, or those made with the aid of optical instruments, and through the use of star charts software. Meanwhile, the student has the opportunity to become familiarized with the sky, binocu lars and telescopes, as well as with several types of software. It is also dis cussed the relation of the stars count with the spatial distribution of these objects and their application in teaching/learning circumstances.
id UFMG-11_e9709c1325a359d7e3056707c5df2cea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34798
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHINGAstronomia; Ensino; Magnitude.Neste trabalho são apresentados alguns exercícios e atividades, elaborados para disciplinas de Astronomia Básica e inspirados na propos ta de exploração multicontextual de Ausubel, relacionando o conceito de magnitude limite ao poder de captação de luz de um instrumento ótico. Os resultados desses exercícios são comparados a contagens de estrelas, obtidas seja pela observação, a olho nu ou com instrumentos óticos, seja pelo uso de software do tipo carta celeste. O processo inclui a familiariza ção do estudante com o céu, com binóculos e telescópios e com vários softwares. São discutidas a relação dessas contagens com a distribuição espa cial das estrelas, e sua aplicabilidade a situações de ensino/aprendizagem. We present a set of exercises and activities, designed for Basic Astronomy disciplines and inspired by Ausubel's multi-contextual approach, relating the limit magnitude concept to the light catching power of an optical instrument. These exercises are compared with stars count , through naked-eye observations, or those made with the aid of optical instruments, and through the use of star charts software. Meanwhile, the student has the opportunity to become familiarized with the sky, binocu lars and telescopes, as well as with several types of software. It is also dis cussed the relation of the stars count with the spatial distribution of these objects and their application in teaching/learning circumstances.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3479810.1590/1983-21172010120215Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34798/27485Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessVertchenko, Lev Silveira, Tomás de Aquino 2021-06-22T01:34:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34798Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T01:34:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
title EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
spellingShingle EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
Vertchenko, Lev
Astronomia; Ensino; Magnitude.
title_short EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
title_full EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
title_fullStr EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
title_full_unstemmed EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
title_sort EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING
author Vertchenko, Lev
author_facet Vertchenko, Lev
Silveira, Tomás de Aquino
author_role author
author2 Silveira, Tomás de Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vertchenko, Lev
Silveira, Tomás de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia; Ensino; Magnitude.
topic Astronomia; Ensino; Magnitude.
description Neste trabalho são apresentados alguns exercícios e atividades, elaborados para disciplinas de Astronomia Básica e inspirados na propos ta de exploração multicontextual de Ausubel, relacionando o conceito de magnitude limite ao poder de captação de luz de um instrumento ótico. Os resultados desses exercícios são comparados a contagens de estrelas, obtidas seja pela observação, a olho nu ou com instrumentos óticos, seja pelo uso de software do tipo carta celeste. O processo inclui a familiariza ção do estudante com o céu, com binóculos e telescópios e com vários softwares. São discutidas a relação dessas contagens com a distribuição espa cial das estrelas, e sua aplicabilidade a situações de ensino/aprendizagem. We present a set of exercises and activities, designed for Basic Astronomy disciplines and inspired by Ausubel's multi-contextual approach, relating the limit magnitude concept to the light catching power of an optical instrument. These exercises are compared with stars count , through naked-eye observations, or those made with the aid of optical instruments, and through the use of star charts software. Meanwhile, the student has the opportunity to become familiarized with the sky, binocu lars and telescopes, as well as with several types of software. It is also dis cussed the relation of the stars count with the spatial distribution of these objects and their application in teaching/learning circumstances.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34798
10.1590/1983-21172010120215
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34798
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34798/27485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165130997760