TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita , Nyuara Araújo da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares, Márlon H. F. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34717
Resumo: Para adequar o contexto da formação de professores às orientações legais da educação básica, os projetos pedagógicos de cursos (PPC) de formação de pro fessores inseriram em seus textos a interdisciplinaridade tratando-a como um dos eixos norteadores da proposta pedagógica. A partir de tal aspecto, esta pesquisa in vestigou, por meio da análise textual discursiva, oito PPCs de cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás, buscando identificar de que forma a interdiscipli naridade está caracterizada nos PPCs e se estes documentos apresentam a viabiliza ção da formação de caráter interdisciplinar para o futuro docente. Observamos que os PPCs apresentam a interdisciplinaridade como um dos eixos de suas propostas pedagógicas, mas não oferecem suporte teórico nem indicam os caminhos metodológicos para tal adequação.     To adapt the context of teacher education to legal guidelines of basic education, the undergraduate program's Pedagogical Projects of Courses (PPC) in serted interdisciplinarity in their texts, treating it as one of the guiding principles of the educational proposal. From of this aspect, this research investigated, through the discursive textual analysis, eight PPCs from Chemistry graduation programs in Goias, seeking to identify how interdisciplinarity is characterized in these PPCs and analyze if these documents show a feasible interdisciplinary training for future teach ers. We observed that the PPCs have the interdisciplinarity as one of their educa tional proposals axes, but do not offer support theoretical or methodological ways to indicate such suitability.
id UFMG-11_ef61ecc8f5e9b843a6a622dc622a5a5c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34717
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁSInterdisciplinaridade; Projeto Pedagógico; Licenciatura em Química.Para adequar o contexto da formação de professores às orientações legais da educação básica, os projetos pedagógicos de cursos (PPC) de formação de pro fessores inseriram em seus textos a interdisciplinaridade tratando-a como um dos eixos norteadores da proposta pedagógica. A partir de tal aspecto, esta pesquisa in vestigou, por meio da análise textual discursiva, oito PPCs de cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás, buscando identificar de que forma a interdiscipli naridade está caracterizada nos PPCs e se estes documentos apresentam a viabiliza ção da formação de caráter interdisciplinar para o futuro docente. Observamos que os PPCs apresentam a interdisciplinaridade como um dos eixos de suas propostas pedagógicas, mas não oferecem suporte teórico nem indicam os caminhos metodológicos para tal adequação.     To adapt the context of teacher education to legal guidelines of basic education, the undergraduate program's Pedagogical Projects of Courses (PPC) in serted interdisciplinarity in their texts, treating it as one of the guiding principles of the educational proposal. From of this aspect, this research investigated, through the discursive textual analysis, eight PPCs from Chemistry graduation programs in Goias, seeking to identify how interdisciplinarity is characterized in these PPCs and analyze if these documents show a feasible interdisciplinary training for future teach ers. We observed that the PPCs have the interdisciplinarity as one of their educa tional proposals axes, but do not offer support theoretical or methodological ways to indicate such suitability. CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471710.1590/1983-21172012140116Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34717/27406Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Mesquita , Nyuara Araújo da SilvaSoares, Márlon H. F. B. 2021-06-19T18:43:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34717Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T18:43:37Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
title TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
spellingShingle TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
Mesquita , Nyuara Araújo da Silva
Interdisciplinaridade; Projeto Pedagógico; Licenciatura em Química.
title_short TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
title_full TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
title_fullStr TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
title_sort TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS: TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS
author Mesquita , Nyuara Araújo da Silva
author_facet Mesquita , Nyuara Araújo da Silva
Soares, Márlon H. F. B.
author_role author
author2 Soares, Márlon H. F. B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita , Nyuara Araújo da Silva
Soares, Márlon H. F. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade; Projeto Pedagógico; Licenciatura em Química.
topic Interdisciplinaridade; Projeto Pedagógico; Licenciatura em Química.
description Para adequar o contexto da formação de professores às orientações legais da educação básica, os projetos pedagógicos de cursos (PPC) de formação de pro fessores inseriram em seus textos a interdisciplinaridade tratando-a como um dos eixos norteadores da proposta pedagógica. A partir de tal aspecto, esta pesquisa in vestigou, por meio da análise textual discursiva, oito PPCs de cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás, buscando identificar de que forma a interdiscipli naridade está caracterizada nos PPCs e se estes documentos apresentam a viabiliza ção da formação de caráter interdisciplinar para o futuro docente. Observamos que os PPCs apresentam a interdisciplinaridade como um dos eixos de suas propostas pedagógicas, mas não oferecem suporte teórico nem indicam os caminhos metodológicos para tal adequação.     To adapt the context of teacher education to legal guidelines of basic education, the undergraduate program's Pedagogical Projects of Courses (PPC) in serted interdisciplinarity in their texts, treating it as one of the guiding principles of the educational proposal. From of this aspect, this research investigated, through the discursive textual analysis, eight PPCs from Chemistry graduation programs in Goias, seeking to identify how interdisciplinarity is characterized in these PPCs and analyze if these documents show a feasible interdisciplinary training for future teach ers. We observed that the PPCs have the interdisciplinarity as one of their educa tional proposals axes, but do not offer support theoretical or methodological ways to indicate such suitability.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34717
10.1590/1983-21172012140116
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34717
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34717/27406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165021945856