INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vinícius Catão de Assis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Justi, Rosária
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34740
Resumo: Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema energia envol vida nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2° série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particu larmente aqueles relacionados à linguagem. Nowadays, there is a trend in focusing science teaching on the understanding of the nature and processes through which scientific knowledge develops. In this context, students' involvement in modelling- based teaching activities emerges as an essential part of a more interactive and dialogical approach to teaching. Thus, a modelling-based strategy for the teaching of the topic energy associated with chemicals changes was elaborated. This strategy was applied to a group of high school sophomore students of a public school in Belo Horizonte. This paper presents some impor tant aspects that served as a base for this teaching strategy, as well as some of the results of an investigation into students learning, especially those related to language.
id UFMG-11_f183633a44409606712d8699b34ae368
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34740
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGESEnsino Fundamentado em Modelagem; Linguagem; Transformações Químicas.Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema energia envol vida nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2° série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particu larmente aqueles relacionados à linguagem. Nowadays, there is a trend in focusing science teaching on the understanding of the nature and processes through which scientific knowledge develops. In this context, students' involvement in modelling- based teaching activities emerges as an essential part of a more interactive and dialogical approach to teaching. Thus, a modelling-based strategy for the teaching of the topic energy associated with chemicals changes was elaborated. This strategy was applied to a group of high school sophomore students of a public school in Belo Horizonte. This paper presents some impor tant aspects that served as a base for this teaching strategy, as well as some of the results of an investigation into students learning, especially those related to language.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474010.1590/1983-21172011130203Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34740/27430Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vinícius Catão de AssisJusti, Rosária 2021-06-20T01:16:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34740Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T01:16:42Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
title INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
spellingShingle INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
Souza, Vinícius Catão de Assis
Ensino Fundamentado em Modelagem; Linguagem; Transformações Químicas.
title_short INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
title_full INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
title_fullStr INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
title_full_unstemmed INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
title_sort INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES
author Souza, Vinícius Catão de Assis
author_facet Souza, Vinícius Catão de Assis
Justi, Rosária
author_role author
author2 Justi, Rosária
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vinícius Catão de Assis
Justi, Rosária
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamentado em Modelagem; Linguagem; Transformações Químicas.
topic Ensino Fundamentado em Modelagem; Linguagem; Transformações Químicas.
description Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema energia envol vida nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2° série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particu larmente aqueles relacionados à linguagem. Nowadays, there is a trend in focusing science teaching on the understanding of the nature and processes through which scientific knowledge develops. In this context, students' involvement in modelling- based teaching activities emerges as an essential part of a more interactive and dialogical approach to teaching. Thus, a modelling-based strategy for the teaching of the topic energy associated with chemicals changes was elaborated. This strategy was applied to a group of high school sophomore students of a public school in Belo Horizonte. This paper presents some impor tant aspects that served as a base for this teaching strategy, as well as some of the results of an investigation into students learning, especially those related to language.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34740
10.1590/1983-21172011130203
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34740
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34740/27430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165061791744