UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory. |
id |
UFMG-11_f241662e6ab5af03709f53a3a162a0e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9935 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTSEducação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário.370Young and adult educationLife historiesLiterary stringTrata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/993510.1590/1983-21172017190104 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26542https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26543Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Jr., AntônioAvanzi, Maria RitaGastal, Maria Luiza2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9935Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
title |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS Araújo Jr., Antônio Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário. 370 Young and adult education Life histories Literary string |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS |
author |
Araújo Jr., Antônio |
author_facet |
Araújo Jr., Antônio Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Jr., Antônio Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário. 370 Young and adult education Life histories Literary string |
topic |
Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário. 370 Young and adult education Life histories Literary string |
description |
Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Científica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935 10.1590/1983-21172017190104 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26542 https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162096418816 |