UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Jr., Antônio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Avanzi, Maria Rita, Gastal, Maria Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935
Resumo: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.
id UFMG-11_f241662e6ab5af03709f53a3a162a0e6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9935
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTSEducação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário.370Young and adult educationLife historiesLiterary stringTrata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/993510.1590/1983-21172017190104 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26542https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26543Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Jr., AntônioAvanzi, Maria RitaGastal, Maria Luiza2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9935Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
title UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
Araújo Jr., Antônio
Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário.
370
Young and adult education
Life histories
Literary string
title_short UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
title_full UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
title_sort UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
author Araújo Jr., Antônio
author_facet Araújo Jr., Antônio
Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza
author_role author
author2 Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Jr., Antônio
Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário.
370
Young and adult education
Life histories
Literary string
topic Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário.
370
Young and adult education
Life histories
Literary string
description Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935
10.1590/1983-21172017190104
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190104
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26542
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935/26543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162096418816