A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carmen Irene Correia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34430
Resumo: O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência. The article discusses the discursive production of science education considering the network of meanings formed by notions of scientific culture, dissemination, popularization and scientific literacy. An analysis was carried out on the document Cultura Científica: um direito de todos (Scientific Culture: a right of all). We adopt the French theoretical and methodological framework of discourse analysis, and a literature review of such notions was conducted. In the survey of the keywords scientific culture, scientific literacy, science education and popularization of science, we focused on the Presentation of the document and on the articles in which these terms are present. A reading of the articles will indicate that the issue of scientific culture is strongly linked to education, causing the arguments to be constructed in the context of discursive formations engendered in the teaching-science- technology.
id UFMG-11_f40f04d4cf70013da6168602e796c8ce
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34430
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVECultura Científica; Educação Científica; Análise do Discurso.O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência. The article discusses the discursive production of science education considering the network of meanings formed by notions of scientific culture, dissemination, popularization and scientific literacy. An analysis was carried out on the document Cultura Científica: um direito de todos (Scientific Culture: a right of all). We adopt the French theoretical and methodological framework of discourse analysis, and a literature review of such notions was conducted. In the survey of the keywords scientific culture, scientific literacy, science education and popularization of science, we focused on the Presentation of the document and on the articles in which these terms are present. A reading of the articles will indicate that the issue of scientific culture is strongly linked to education, causing the arguments to be constructed in the context of discursive formations engendered in the teaching-science- technology.CECIMIG-FaE-UFMG2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3443010.1590/1983-21172013150207Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34430/27650Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carmen Irene Correia de 2021-07-06T22:15:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34430Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T22:15:57Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
title A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
spellingShingle A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
Oliveira, Carmen Irene Correia de
Cultura Científica; Educação Científica; Análise do Discurso.
title_short A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
title_full A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
title_fullStr A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
title_sort A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA: SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE
author Oliveira, Carmen Irene Correia de
author_facet Oliveira, Carmen Irene Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Científica; Educação Científica; Análise do Discurso.
topic Cultura Científica; Educação Científica; Análise do Discurso.
description O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência. The article discusses the discursive production of science education considering the network of meanings formed by notions of scientific culture, dissemination, popularization and scientific literacy. An analysis was carried out on the document Cultura Científica: um direito de todos (Scientific Culture: a right of all). We adopt the French theoretical and methodological framework of discourse analysis, and a literature review of such notions was conducted. In the survey of the keywords scientific culture, scientific literacy, science education and popularization of science, we focused on the Presentation of the document and on the articles in which these terms are present. A reading of the articles will indicate that the issue of scientific culture is strongly linked to education, causing the arguments to be constructed in the context of discursive formations engendered in the teaching-science- technology.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34430
10.1590/1983-21172013150207
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34430
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34430/27650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164626632704