DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Daniella
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Queiroz, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15751
Resumo: Artistic creativity can be regarded as a property of cognitive artifacts manipulation. More specifically, creativity is distributed through cognitive artifacts, opening opportunities for new and surprising products and processes. When new artifacts are designed, or used in new contexts, we observe, what Margaret Boden calls, ‘transformational creativity’. In dance, the manipulation of new cognitive artifacts, such as dance techniques, softwares, notations, leads to the transformation of dance conceptual spaces. Here we focus on the introduction and manipulation of new cognitive artifacts in historical examples, and explore how they contribute to the transformation of dance conceptual spaces.
id UFMG-12_0f9e3b0ecfe80743a1290a740d57d95b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/15751
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADEdançacriatividade transformacionalartefatos cognitivosdancetransformational creativitycognitive artifactsArtistic creativity can be regarded as a property of cognitive artifacts manipulation. More specifically, creativity is distributed through cognitive artifacts, opening opportunities for new and surprising products and processes. When new artifacts are designed, or used in new contexts, we observe, what Margaret Boden calls, ‘transformational creativity’. In dance, the manipulation of new cognitive artifacts, such as dance techniques, softwares, notations, leads to the transformation of dance conceptual spaces. Here we focus on the introduction and manipulation of new cognitive artifacts in historical examples, and explore how they contribute to the transformation of dance conceptual spaces.A criatividade artística pode ser observada como uma propriedade da manipulação de artefatos cognitivos. Mais especificamente, está distribuída através de artefatos cognitivos, como oportunidades para a emergência de entidades e processos surpreendentes. Quando novos artefatos são criados, ou usados em novos contextos, observamos o que Boden chama de ‘criatividade transformacional’. Em dança, a manipulação de novos artefatos cognitivos, como técnicas de dança, softwares, notações, levam a transformação de ‘espaços conceituais’ de dança. Interessa-nos como a introdução e a manipulação de novos artefatos em exemplos históricos contribuem para a transformação de espaços conceituais da dança.Universidade Federal de Minas Gerais2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15751PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 255-265PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 255-265PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 255-2652238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15751/pdfAguiar, DaniellaQueiroz, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-25T18:29:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15751Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-25T18:29:29Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
title DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
spellingShingle DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
Aguiar, Daniella
dança
criatividade transformacional
artefatos cognitivos
dance
transformational creativity
cognitive artifacts
title_short DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
title_full DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
title_fullStr DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
title_full_unstemmed DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
title_sort DANCING OUTSIDE THE BOX: O PAPEL DOS ARTEFATOS COGNITIVOS NA CRIATIVIDADE
author Aguiar, Daniella
author_facet Aguiar, Daniella
Queiroz, João
author_role author
author2 Queiroz, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Daniella
Queiroz, João
dc.subject.por.fl_str_mv dança
criatividade transformacional
artefatos cognitivos
dance
transformational creativity
cognitive artifacts
topic dança
criatividade transformacional
artefatos cognitivos
dance
transformational creativity
cognitive artifacts
description Artistic creativity can be regarded as a property of cognitive artifacts manipulation. More specifically, creativity is distributed through cognitive artifacts, opening opportunities for new and surprising products and processes. When new artifacts are designed, or used in new contexts, we observe, what Margaret Boden calls, ‘transformational creativity’. In dance, the manipulation of new cognitive artifacts, such as dance techniques, softwares, notations, leads to the transformation of dance conceptual spaces. Here we focus on the introduction and manipulation of new cognitive artifacts in historical examples, and explore how they contribute to the transformation of dance conceptual spaces.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15751
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15751/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 255-265
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 255-265
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 255-265
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049081375227904