As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Inês
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14240
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_ab160c6e3decb12eaf9eebbf43f5468e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva MarquesDança criativaEmoçõesInterpretaçãoCriatividadeCreative danceEmotionsInterpretationCreativityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O mesmo foi realizado nos 3º e 4º semestres do presente curso, no ano letivo 2020/2021. O nível de ensino no qual o projeto foi aplicado foi o 2º ano do Curso Básico de Dança, na escola cooperante Conservatório Regional Silva Marques, inserido na disciplina de Expressão Criativa. A sua temática baseia-se na utilização de estímulos emocionais como abordagem criativa e expressiva do movimento nas aulas de Expressão Criativa. Apesar de ter sido sempre objetivo que a consciência interpretativa que surgisse dessa temática, pudesse transpor a disciplina para as outras áreas artísticas da dança, as Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea. O seu objetivo principal foi desenvolver a capacidade interpretativa das alunas, na sua expressividade e criatividade. Tornando-se, assim, mais conscientes no que toca à comunicação de uma mensagem, emoção, ideia, sentimento, ou algo mais que a execução técnica do movimento, a quem está a observar. Para isso, as alunas foram estimuladas a entender o que é a emoção e o que a despoleta, relacioná-la com o corpo em movimento, identificá-la através da observação dos colegas e interiorizar estratégias para a sua interpretação. A metodologia de investigação utilizada foi a de investigação investigação-ação, por permitir encontrar diferentes estratégias e abordagens no decorrer do processo de investigação, através dos instrumentos: diários de bordo (do investigador e do público-alvo); tabelas de observação estruturada; questionários e registo em vídeo. Durante o decorrer do estágio foi observada uma crescente capacidade interpretativa, relacionada com a maturidade e concentração que as alunas aplicaram durante as aulas, onde foram estimuladas, principalmente, a desenvolver a capacidade de comunicar com o público, por outras palavras, a fortalecer a sua interpretação do movimento em cada coreografia realizada.ABSTRACT -Internship Report comes within the scope of the Master Course in Dance Teaching, at the Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. It was developed in the 3rd and 4th semesters of the present course, in the academic year 2020/2021. The level of education at which the project was applied was the 2nd year of the Basic Dance Course, in the cooperative school Conservatório Regional Silva Marques, inserted in the subject of Creative Expression. Its theme is based on the use of emotional stimuli as a creative and expressive approach to movement in the classes of Creative Expression. Although it was always a goal that the interpretative awareness that arose from this theme could transpose the subject to the other artistic areas of dance, the Classical and Contemporary Dance Techniques. Its main objective was to develop the students' interpretative capacity in their expressiveness and creativity. Becoming more conscious about communicating a message, an emotion, an idea, a feeling, or something other than the simple technical execution of movement, to the observer To do so, the students were stimulated to understand what emotion is and what triggers it, to relate it to the body in movement, to identify it through the observation of colleagues and to internalize strategies for its interpretation. The research methodology used was the research-action method, since it allows the discovery of different strategies and approaches during the research process, through the following instruments: logbooks (of the investigator and of the target audience); structured observation tables; questionnaires and video recording. During the internship, a growing interpretive capacity was observed, related to the maturity and concentration that the students applied during the classes, where they were stimulated, mainly, to develop the capacity to communicate with the audience, in other words, to strengthen their interpretation of the movement in each choreography performed.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaGarcia, VitorRCIPLNunes, Inês2022-02-03T14:15:41Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14240TID:202941027porNunes, I.(2021). As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques (Dissertação de Mestrado)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:04.889608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
title As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
spellingShingle As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
Nunes, Inês
Dança criativa
Emoções
Interpretação
Criatividade
Creative dance
Emotions
Interpretation
Creativity
title_short As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
title_full As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
title_fullStr As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
title_full_unstemmed As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
title_sort As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques
author Nunes, Inês
author_facet Nunes, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Vitor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Dança criativa
Emoções
Interpretação
Criatividade
Creative dance
Emotions
Interpretation
Creativity
topic Dança criativa
Emoções
Interpretação
Criatividade
Creative dance
Emotions
Interpretation
Creativity
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-02-03T14:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14240
TID:202941027
url http://hdl.handle.net/10400.21/14240
identifier_str_mv TID:202941027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, I.(2021). As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques (Dissertação de Mestrado)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133492659879936