A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748 |
Resumo: | This article analyzes the film Sarah’s Key in order to investigate the relationship between cinema, individual memory, collective memory and history. The period of the Nazi occupation of France, the events associated with the Rafle du Vélodrome d’Hiver, the construction of a heroic and dignified narrative to the French past and subsequent efforts to critize it – including film productions – are examined considering the confrontation between the underground and official voices who built and still build the multiple historic representations. |
id |
UFMG-12_50ff23785d7c0b7c769daf33578a537d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/15748 |
network_acronym_str |
UFMG-12 |
network_name_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIAFrançaNazismoCinema.FranceNazismCinemaThis article analyzes the film Sarah’s Key in order to investigate the relationship between cinema, individual memory, collective memory and history. The period of the Nazi occupation of France, the events associated with the Rafle du Vélodrome d’Hiver, the construction of a heroic and dignified narrative to the French past and subsequent efforts to critize it – including film productions – are examined considering the confrontation between the underground and official voices who built and still build the multiple historic representations.Este artigo analisa o filme A chave de Sarah com o objetivo de refletir sobre as relações entre o cinema, a memória individual, a memória coletiva e a História. O período da ocupação nazista na França, os acontecimentos associados ao Rafle du Vélodrome d’Hiver, a construção de uma narrativa heroica e digna para o passado francês e os posteriores esforços para a crítica dessa construção – incluídas aí as produções cinematográficas – são investigados tendo em vista o confronto entre as vozes subterrâneas e as vozes oficiais que elaboraram e ainda elaboram múltiplas representações históricas.Universidade Federal de Minas Gerais2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 211-226PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-226PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-2262238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748/pdfJudensnaider, Ivyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T22:06:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15748Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-24T22:06:14Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
title |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
spellingShingle |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA Judensnaider, Ivy França Nazismo Cinema. France Nazism Cinema |
title_short |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
title_full |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
title_fullStr |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
title_sort |
A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA |
author |
Judensnaider, Ivy |
author_facet |
Judensnaider, Ivy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Judensnaider, Ivy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
França Nazismo Cinema. France Nazism Cinema |
topic |
França Nazismo Cinema. France Nazism Cinema |
description |
This article analyzes the film Sarah’s Key in order to investigate the relationship between cinema, individual memory, collective memory and history. The period of the Nazi occupation of France, the events associated with the Rafle du Vélodrome d’Hiver, the construction of a heroic and dignified narrative to the French past and subsequent efforts to critize it – including film productions – are examined considering the confrontation between the underground and official voices who built and still build the multiple historic representations. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 211-226 PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-226 PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-226 2238-2046 1982-9507 reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
collection |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapos.ppga@gmail.com |
_version_ |
1797049081369985024 |