A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Judensnaider, Ivy
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748
Resumo: This article analyzes the film Sarah’s Key in order to investigate the relationship between cinema, individual memory, collective memory and history. The period of the Nazi occupation of France, the events associated with the Rafle du Vélodrome d’Hiver, the construction of a heroic and dignified narrative to the French past and subsequent efforts to critize it – including film productions – are examined considering the confrontation between the underground and official voices who built and still build the multiple historic representations.
id UFMG-12_50ff23785d7c0b7c769daf33578a537d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/15748
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIAFrançaNazismoCinema.FranceNazismCinemaThis article analyzes the film Sarah’s Key in order to investigate the relationship between cinema, individual memory, collective memory and history. The period of the Nazi occupation of France, the events associated with the Rafle du Vélodrome d’Hiver, the construction of a heroic and dignified narrative to the French past and subsequent efforts to critize it – including film productions – are examined considering the confrontation between the underground and official voices who built and still build the multiple historic representations.Este artigo analisa o filme A chave de Sarah com o objetivo de refletir sobre as relações entre o cinema, a memória individual, a memória coletiva e a História. O período da ocupação nazista na França, os acontecimentos associados ao Rafle du Vélodrome d’Hiver, a construção de uma narrativa heroica e digna para o passado francês e os posteriores esforços para a crítica dessa construção – incluídas aí as produções cinematográficas – são investigados tendo em vista o confronto entre as vozes subterrâneas e as vozes oficiais que elaboraram e ainda elaboram múltiplas representações históricas.Universidade Federal de Minas Gerais2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 211-226PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-226PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-2262238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748/pdfJudensnaider, Ivyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T22:06:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15748Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-24T22:06:14Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
title A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
spellingShingle A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
Judensnaider, Ivy
França
Nazismo
Cinema.
France
Nazism
Cinema
title_short A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
title_full A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
title_fullStr A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
title_full_unstemmed A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
title_sort A CHAVE DE SARAH: O CINEMA COMO CHAVE PARA OS ARMÁRIOS DAS MEMÓRIAS E DA HISTÓRIA
author Judensnaider, Ivy
author_facet Judensnaider, Ivy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Judensnaider, Ivy
dc.subject.por.fl_str_mv França
Nazismo
Cinema.
France
Nazism
Cinema
topic França
Nazismo
Cinema.
France
Nazism
Cinema
description This article analyzes the film Sarah’s Key in order to investigate the relationship between cinema, individual memory, collective memory and history. The period of the Nazi occupation of France, the events associated with the Rafle du Vélodrome d’Hiver, the construction of a heroic and dignified narrative to the French past and subsequent efforts to critize it – including film productions – are examined considering the confrontation between the underground and official voices who built and still build the multiple historic representations.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15748/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 211-226
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-226
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 211-226
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049081369985024