"Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14327 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o paralelismo ideológico e intertextual entre o filme Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl e o livro Mein Kampf, de Adolf Hitler O Triunfo da Vontade é o registro cinematográfico do Encontro do Partido Nacional Socialista de 1934 na cidade de Nuremberg e Mein Kampf foi escrito por Hitler em 1924 enquanto esteve preso, com o objetivo de orientar os membros do partido nazista Para isso, a pesquisa percorre a história através da ascensão do nazismo com as obras de Elias Canetti (1995) e Hannah Arendt (1989), assim como a produção cinematográfica na Alemanha por meio de Siegrief Kracauer (1988); também investiga os filmes realizados pela cineasta a partir do documentário de Ray Müller (1993), por meio da obra de Steven Bach (28), além da autobiografia de Riefenstahl (1991) Esta pesquisa elege como metodologia as obras Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) e Jacques Durand (1973), e para a decupagem do filme Laurent Jullier e Michel Marie (29) Dezesseis cenas do filme foram recortadas e comparadas para investigar se o filme foi programado para ser visto por todos os alemães, de modo a convencer a massa dos ideais que movimentavam o partido, ideais estes descritos em Mein Kampf |
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"Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"Nazismo e cinemaNazismo no cinemaComunismo e comunicação de massaNazism and cinemaNazism in filmCommunism and mass communicationResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o paralelismo ideológico e intertextual entre o filme Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl e o livro Mein Kampf, de Adolf Hitler O Triunfo da Vontade é o registro cinematográfico do Encontro do Partido Nacional Socialista de 1934 na cidade de Nuremberg e Mein Kampf foi escrito por Hitler em 1924 enquanto esteve preso, com o objetivo de orientar os membros do partido nazista Para isso, a pesquisa percorre a história através da ascensão do nazismo com as obras de Elias Canetti (1995) e Hannah Arendt (1989), assim como a produção cinematográfica na Alemanha por meio de Siegrief Kracauer (1988); também investiga os filmes realizados pela cineasta a partir do documentário de Ray Müller (1993), por meio da obra de Steven Bach (28), além da autobiografia de Riefenstahl (1991) Esta pesquisa elege como metodologia as obras Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) e Jacques Durand (1973), e para a decupagem do filme Laurent Jullier e Michel Marie (29) Dezesseis cenas do filme foram recortadas e comparadas para investigar se o filme foi programado para ser visto por todos os alemães, de modo a convencer a massa dos ideais que movimentavam o partido, ideais estes descritos em Mein KampfDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This work aims to investigate the ideological and intertextual parallels between Triumph of the Will, the movie, produced by Leni Riefenstahl and the book Mein Kampf, by Adolf Hitler Triumph of the Will is the film registry of the National Socialist Party in 1934, at the city of Nuremberg and Mein Kampf was written by Hitler in 1924 while He was in jail; the book aims to guide the members of the Nazi party For this, the research resumes History by the Nazi’s rise using authors like Elias Canetti (1995) and Hannah Arendt (1989); we also study German film production by Siegrief Kracauer (1988) After, this work investigates the movies made by Riefenstahl from Ray Müller’s documentary (1993), and also by the book from Steven Bach (28) and Riefenstahl’s autobiography (1991) This research constitutes as metodology the books by Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) and Jacques Durand (1973), to make the movie’s découpage we use Laurent Jullier and Michel Marie (29) We separated sixteen movie scenes and they were compared between each other to investigate if the movie was made to be seen by all of the german people, to convince them about the Nazi’s ideal – originally present and described in Mein KampfDemétrio, Silvio Ricardo [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeSilva, Acir Dias daFrigeri, Renata Aparecida2024-05-01T14:30:09Z2024-05-01T14:30:09Z2014.0031.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14327porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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