MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daronco, Marilice Amábile Pedrolo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tomaim, Cássio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742
Resumo: The present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city.
id UFMG-12_7d92307865b5108f398a93d08a33c130
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/15742
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMAMemóriacinema do Rio Grande do Sulfilme 16mm.MemoryRio Grande do Sul cinema16 mm movieThe present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city.A partir de pesquisa documental e de história oral, este artigo objetiva apresentar a importância das produções em 16mm para a historiografia do cinema brasileiro, no contexto de produção cinematográfica nos anos de 1960 em Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul. A bitola foi a primeira a diminuir os custos de produção, possibilitando a realização das duas produções pioneiras santa-marienses. Pretende-se demonstrar como os filmes A Ilha Misteriosa (1962), de José Feijó Caneda, e A Vida do Solo (1968), de Anna Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia Saldanha, contribuíram para a experiência audiovisual na cidade.Universidade Federal de Minas Gerais2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 110-125PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-125PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-1252238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/12643Daronco, Marilice Amábile PedroloTomaim, Cássio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T21:22:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15742Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-24T21:22:16Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
title MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
spellingShingle MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
Daronco, Marilice Amábile Pedrolo
Memória
cinema do Rio Grande do Sul
filme 16mm.
Memory
Rio Grande do Sul cinema
16 mm movie
title_short MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
title_full MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
title_fullStr MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
title_full_unstemmed MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
title_sort MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
author Daronco, Marilice Amábile Pedrolo
author_facet Daronco, Marilice Amábile Pedrolo
Tomaim, Cássio dos Santos
author_role author
author2 Tomaim, Cássio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daronco, Marilice Amábile Pedrolo
Tomaim, Cássio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
cinema do Rio Grande do Sul
filme 16mm.
Memory
Rio Grande do Sul cinema
16 mm movie
topic Memória
cinema do Rio Grande do Sul
filme 16mm.
Memory
Rio Grande do Sul cinema
16 mm movie
description The present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/pdf
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/12643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 110-125
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-125
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-125
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049081360547840