MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742 |
Resumo: | The present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city. |
id |
UFMG-12_7d92307865b5108f398a93d08a33c130 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/15742 |
network_acronym_str |
UFMG-12 |
network_name_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMAMemóriacinema do Rio Grande do Sulfilme 16mm.MemoryRio Grande do Sul cinema16 mm movieThe present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city.A partir de pesquisa documental e de história oral, este artigo objetiva apresentar a importância das produções em 16mm para a historiografia do cinema brasileiro, no contexto de produção cinematográfica nos anos de 1960 em Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul. A bitola foi a primeira a diminuir os custos de produção, possibilitando a realização das duas produções pioneiras santa-marienses. Pretende-se demonstrar como os filmes A Ilha Misteriosa (1962), de José Feijó Caneda, e A Vida do Solo (1968), de Anna Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia Saldanha, contribuíram para a experiência audiovisual na cidade.Universidade Federal de Minas Gerais2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 110-125PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-125PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-1252238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/12643Daronco, Marilice Amábile PedroloTomaim, Cássio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T21:22:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15742Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-24T21:22:16Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
title |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
spellingShingle |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA Daronco, Marilice Amábile Pedrolo Memória cinema do Rio Grande do Sul filme 16mm. Memory Rio Grande do Sul cinema 16 mm movie |
title_short |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
title_full |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
title_fullStr |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
title_sort |
MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA |
author |
Daronco, Marilice Amábile Pedrolo |
author_facet |
Daronco, Marilice Amábile Pedrolo Tomaim, Cássio dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Tomaim, Cássio dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daronco, Marilice Amábile Pedrolo Tomaim, Cássio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória cinema do Rio Grande do Sul filme 16mm. Memory Rio Grande do Sul cinema 16 mm movie |
topic |
Memória cinema do Rio Grande do Sul filme 16mm. Memory Rio Grande do Sul cinema 16 mm movie |
description |
The present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/pdf https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742/12643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017; 110-125 PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-125 PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017; 110-125 2238-2046 1982-9507 reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
collection |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapos.ppga@gmail.com |
_version_ |
1797049081360547840 |