EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alba Pedreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bond, Karen E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501
Resumo: To understand aspects of the interactions between higher education dance teachers and their students, this study is guided by hermeneutic phenomenology, experiential research and the biographical interpretative method. The category of analysis "Embodied Interactions" presents descriptions of relational intentionality and specific exchanges – about feelings and bodily states – that dance in a continuum whose poles are a strong connection and 'missing connection.' The results suggest there is aneed to discuss all aspects of the phenomenon of the interaction between art teachers and students, particularly the education of body states and emotions, intrinsic to dance education, making this a challenging theme for education in general.
id UFMG-12_8d58557133cf1ac3345cda7b5ceb73d9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/15501
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADOdançacorporificaçãorelacionamentodanceembodimentrelationshipTo understand aspects of the interactions between higher education dance teachers and their students, this study is guided by hermeneutic phenomenology, experiential research and the biographical interpretative method. The category of analysis "Embodied Interactions" presents descriptions of relational intentionality and specific exchanges – about feelings and bodily states – that dance in a continuum whose poles are a strong connection and 'missing connection.' The results suggest there is aneed to discuss all aspects of the phenomenon of the interaction between art teachers and students, particularly the education of body states and emotions, intrinsic to dance education, making this a challenging theme for education in general.Para compreender aspectos das interações entre professores de dança em nível superior e seus alunos, este estudo se orienta pela fenomenologia hermenêutica, pesquisa experiencial e o método interpretativo biográfico. A categoria de análise “Interações com estudantes” apresenta descrições de intencionalidade relacional e trocas específicas ─ acerca de sentimentos e estados corporais ─ que dançam num contínuo cujos pólos são forte conexão e ‘perca de conexão.’ Resultados apontam para a necessidade de se discutir todos os aspectos do fenômeno da interação entre docentes de arte e discentes, particularmente a educação de estados corporais e emoções, intrínsecos ao ensino da dança, fazendo dessa uma temática desafiadora para a educação em geral. Universidade Federal de Minas Gerais2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - apr.2018; 129-149PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-149PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-1492238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501/pdf_1Vieira, Alba PedreiraBond, Karen E.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T18:53:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15501Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-07-24T18:53:17Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
title EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
spellingShingle EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
Vieira, Alba Pedreira
dança
corporificação
relacionamento
dance
embodiment
relationship
title_short EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
title_full EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
title_fullStr EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
title_sort EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
author Vieira, Alba Pedreira
author_facet Vieira, Alba Pedreira
Bond, Karen E.
author_role author
author2 Bond, Karen E.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Alba Pedreira
Bond, Karen E.
dc.subject.por.fl_str_mv dança
corporificação
relacionamento
dance
embodiment
relationship
topic dança
corporificação
relacionamento
dance
embodiment
relationship
description To understand aspects of the interactions between higher education dance teachers and their students, this study is guided by hermeneutic phenomenology, experiential research and the biographical interpretative method. The category of analysis "Embodied Interactions" presents descriptions of relational intentionality and specific exchanges – about feelings and bodily states – that dance in a continuum whose poles are a strong connection and 'missing connection.' The results suggest there is aneed to discuss all aspects of the phenomenon of the interaction between art teachers and students, particularly the education of body states and emotions, intrinsic to dance education, making this a challenging theme for education in general.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - apr.2018; 129-149
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-149
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-149
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049080594038784