EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501 |
Resumo: | To understand aspects of the interactions between higher education dance teachers and their students, this study is guided by hermeneutic phenomenology, experiential research and the biographical interpretative method. The category of analysis "Embodied Interactions" presents descriptions of relational intentionality and specific exchanges – about feelings and bodily states – that dance in a continuum whose poles are a strong connection and 'missing connection.' The results suggest there is aneed to discuss all aspects of the phenomenon of the interaction between art teachers and students, particularly the education of body states and emotions, intrinsic to dance education, making this a challenging theme for education in general. |
id |
UFMG-12_8d58557133cf1ac3345cda7b5ceb73d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/15501 |
network_acronym_str |
UFMG-12 |
network_name_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADOdançacorporificaçãorelacionamentodanceembodimentrelationshipTo understand aspects of the interactions between higher education dance teachers and their students, this study is guided by hermeneutic phenomenology, experiential research and the biographical interpretative method. The category of analysis "Embodied Interactions" presents descriptions of relational intentionality and specific exchanges – about feelings and bodily states – that dance in a continuum whose poles are a strong connection and 'missing connection.' The results suggest there is aneed to discuss all aspects of the phenomenon of the interaction between art teachers and students, particularly the education of body states and emotions, intrinsic to dance education, making this a challenging theme for education in general.Para compreender aspectos das interações entre professores de dança em nível superior e seus alunos, este estudo se orienta pela fenomenologia hermenêutica, pesquisa experiencial e o método interpretativo biográfico. A categoria de análise “Interações com estudantes” apresenta descrições de intencionalidade relacional e trocas específicas ─ acerca de sentimentos e estados corporais ─ que dançam num contínuo cujos pólos são forte conexão e ‘perca de conexão.’ Resultados apontam para a necessidade de se discutir todos os aspectos do fenômeno da interação entre docentes de arte e discentes, particularmente a educação de estados corporais e emoções, intrínsecos ao ensino da dança, fazendo dessa uma temática desafiadora para a educação em geral. Universidade Federal de Minas Gerais2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - apr.2018; 129-149PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-149PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-1492238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501/pdf_1Vieira, Alba PedreiraBond, Karen E.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T18:53:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15501Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-07-24T18:53:17Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
title |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO Vieira, Alba Pedreira dança corporificação relacionamento dance embodiment relationship |
title_short |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
title_full |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA: ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO |
author |
Vieira, Alba Pedreira |
author_facet |
Vieira, Alba Pedreira Bond, Karen E. |
author_role |
author |
author2 |
Bond, Karen E. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Alba Pedreira Bond, Karen E. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dança corporificação relacionamento dance embodiment relationship |
topic |
dança corporificação relacionamento dance embodiment relationship |
description |
To understand aspects of the interactions between higher education dance teachers and their students, this study is guided by hermeneutic phenomenology, experiential research and the biographical interpretative method. The category of analysis "Embodied Interactions" presents descriptions of relational intentionality and specific exchanges – about feelings and bodily states – that dance in a continuum whose poles are a strong connection and 'missing connection.' The results suggest there is aneed to discuss all aspects of the phenomenon of the interaction between art teachers and students, particularly the education of body states and emotions, intrinsic to dance education, making this a challenging theme for education in general. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - apr.2018; 129-149 PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-149 PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018; 129-149 2238-2046 1982-9507 reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
collection |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapos.ppga@gmail.com |
_version_ |
1797049080594038784 |