Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122296 |
Resumo: | O trabalho propõe uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança no Projeto Cidade-Escola, sob a luz do conceito de corporeidade, buscando compreender como proporcionar experiências significativas em dança para que o aluno possa ressignificar e reconhecer sua própria corporeidade. A pesquisa é exploratória de caráter descritivo e tem como abordagem metodológica a análise qualitativa dos diários de campo da autora. A partir desse procedimento, emergiram três temas – relação com o próximo, caminhos dançantes, contextura e sensibilização do ser – que embasam a reflexão da experiência docente a partir da elaboração de um conceito operacional de corporeidade. Comparando o processo reflexivo cotidiano do ato de ensinar como processo artístico-pessoal, a autora traça relações entre sua trajetória em dança e suas escolhas no caminho docente. |
id |
UFRGS-2_af52c7ceabb8e75d45d15d2f7fd99313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122296 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maia, Isadora de SouzaDantas, Monica Fagundes2015-08-12T02:02:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/122296000971539O trabalho propõe uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança no Projeto Cidade-Escola, sob a luz do conceito de corporeidade, buscando compreender como proporcionar experiências significativas em dança para que o aluno possa ressignificar e reconhecer sua própria corporeidade. A pesquisa é exploratória de caráter descritivo e tem como abordagem metodológica a análise qualitativa dos diários de campo da autora. A partir desse procedimento, emergiram três temas – relação com o próximo, caminhos dançantes, contextura e sensibilização do ser – que embasam a reflexão da experiência docente a partir da elaboração de um conceito operacional de corporeidade. Comparando o processo reflexivo cotidiano do ato de ensinar como processo artístico-pessoal, a autora traça relações entre sua trajetória em dança e suas escolhas no caminho docente.This study proposes a reflection about pedagogical practices in dance as part of the project Cidade-Escola, in light of the embodiment concept. Its purpose is to understand how to provide meaningful experiences in dance, so the students can acknowledge and give meaning to their own embodiment. The research is exploratory and descriptive in nature and its methodological approach is a qualitative analysis of the author's field diaries. Three topics emerged from the process: the relationship with the other, the pathways of dance, contexture and awareness of being - which lay the foundation for reflecting about the teaching experience based on building an embodiment operational concept. Comparing the daily reflexive process of the act of teaching with a personal-artistic process, the author outlines connections between her journey in dance and her choices on her teaching journey.application/pdfporDançaCorporeidadePrática pedagógicaDanceEmbodimentPedagogical practice in danceEu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidadeI dance everyday : reflections about pedagogical practices in dance in light of the embodiment conceptinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971539.pdf000971539.pdfTexto completoapplication/pdf402582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122296/1/000971539.pdf6d3cb3448234b58159862a81a40b8d9eMD51TEXT000971539.pdf.txt000971539.pdf.txtExtracted Texttext/plain101851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122296/2/000971539.pdf.txte4e67927f146284ac98ec5ae77453895MD52THUMBNAIL000971539.pdf.jpg000971539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122296/3/000971539.pdf.jpg02dfb49cfbd513ff0c090225c6e5c93bMD5310183/1222962018-10-08 08:35:01.594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:35:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
I dance everyday : reflections about pedagogical practices in dance in light of the embodiment concept |
title |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
spellingShingle |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade Maia, Isadora de Souza Dança Corporeidade Prática pedagógica Dance Embodiment Pedagogical practice in dance |
title_short |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
title_full |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
title_fullStr |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
title_full_unstemmed |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
title_sort |
Eu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade |
author |
Maia, Isadora de Souza |
author_facet |
Maia, Isadora de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Isadora de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
contributor_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Corporeidade Prática pedagógica |
topic |
Dança Corporeidade Prática pedagógica Dance Embodiment Pedagogical practice in dance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance Embodiment Pedagogical practice in dance |
description |
O trabalho propõe uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança no Projeto Cidade-Escola, sob a luz do conceito de corporeidade, buscando compreender como proporcionar experiências significativas em dança para que o aluno possa ressignificar e reconhecer sua própria corporeidade. A pesquisa é exploratória de caráter descritivo e tem como abordagem metodológica a análise qualitativa dos diários de campo da autora. A partir desse procedimento, emergiram três temas – relação com o próximo, caminhos dançantes, contextura e sensibilização do ser – que embasam a reflexão da experiência docente a partir da elaboração de um conceito operacional de corporeidade. Comparando o processo reflexivo cotidiano do ato de ensinar como processo artístico-pessoal, a autora traça relações entre sua trajetória em dança e suas escolhas no caminho docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-12T02:02:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122296 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971539 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122296 |
identifier_str_mv |
000971539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122296/1/000971539.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122296/2/000971539.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122296/3/000971539.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d3cb3448234b58159862a81a40b8d9e e4e67927f146284ac98ec5ae77453895 02dfb49cfbd513ff0c090225c6e5c93b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447150898708480 |