A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143 |
Resumo: | O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética. |
id |
UFMG-12_b042a953309a634fbe9cfdc3470211c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/48143 |
network_acronym_str |
UFMG-12 |
network_name_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)Steven SpielbergtécnicasubjetividadehermenêuticaestéticaO texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.Universidade Federal de Minas Gerais2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/4814310.35699/2238-2046.2024.48143PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 385-4022238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143/43604Copyright (c) 2024 Rafael Fava Belúziohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelúzio, Rafael Fava2024-04-01T20:57:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48143Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2024-04-01T20:57:11Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
title |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
spellingShingle |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) Belúzio, Rafael Fava Steven Spielberg técnica subjetividade hermenêutica estética |
title_short |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
title_full |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
title_fullStr |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
title_full_unstemmed |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
title_sort |
A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022) |
author |
Belúzio, Rafael Fava |
author_facet |
Belúzio, Rafael Fava |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belúzio, Rafael Fava |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Steven Spielberg técnica subjetividade hermenêutica estética |
topic |
Steven Spielberg técnica subjetividade hermenêutica estética |
description |
O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143 10.35699/2238-2046.2024.48143 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143 |
identifier_str_mv |
10.35699/2238-2046.2024.48143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143/43604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Rafael Fava Belúzio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Rafael Fava Belúzio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402 PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402 PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402 2238-2046 1982-9507 reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
collection |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapos.ppga@gmail.com |
_version_ |
1797049080086528000 |