A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belúzio, Rafael Fava
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143
Resumo: O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.
id UFMG-12_b042a953309a634fbe9cfdc3470211c1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/48143
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)Steven SpielbergtécnicasubjetividadehermenêuticaestéticaO texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.Universidade Federal de Minas Gerais2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/4814310.35699/2238-2046.2024.48143PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 385-4022238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143/43604Copyright (c) 2024 Rafael Fava Belúziohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelúzio, Rafael Fava2024-04-01T20:57:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48143Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2024-04-01T20:57:11Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
title A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
spellingShingle A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
Belúzio, Rafael Fava
Steven Spielberg
técnica
subjetividade
hermenêutica
estética
title_short A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
title_full A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
title_fullStr A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
title_full_unstemmed A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
title_sort A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
author Belúzio, Rafael Fava
author_facet Belúzio, Rafael Fava
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belúzio, Rafael Fava
dc.subject.por.fl_str_mv Steven Spielberg
técnica
subjetividade
hermenêutica
estética
topic Steven Spielberg
técnica
subjetividade
hermenêutica
estética
description O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143
10.35699/2238-2046.2024.48143
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143
identifier_str_mv 10.35699/2238-2046.2024.48143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143/43604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Rafael Fava Belúzio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Rafael Fava Belúzio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 385-402
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049080086528000