Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49399 |
Resumo: | Por muito tempo a Psicanálise se manteve associada a sessões de análise frequentes e em grande número para que se pudesse alcançar uma eficácia terapêutica representativa, o que demandava tempo e recursos econômicos do analisando. Este processo limitava o tratamento, excluindo a possibilidade de atendimento a muitas pessoas em sofrimento psíquico. Esta realidade tem se modificado com o surgimento de instituições que propiciam o atendimento a uma clientela distinta e pelo despontar de psicoterapias com outros settings e enquadres. Este estudo objetiva refletir sobre os alcances e as possibilidades do atendimento psicológico em uma clínica-escola, a partir da perspectiva da Psicoterapia de Orientação Analítica (POA). Trata-se de um estudo qualitativo preliminar que faz uso de entrevistas semiestruturadas com ex-pacientes para o levantamento dos dados, analisados à luz do método psicanalítico. Os resultados evidenciam especificidades e desafios da realidade de uma clínica-escola que tende a repercutir na adesão do paciente ao tratamento. Concluiu-se que o atendimento psicológico apoiado nas noções da Psicoterapia de Orientação Analítica pode favorecer mudanças do sujeito frente à sua queixa e ao seu sofrimento, por meio da escuta, da aliança terapêutica e da associação livre. |
id |
UFMG-13_4278001de106d9caecb3c28879f5b960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/49399 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação AnalíticaClínica-escolaPsicoterapia de Orientação AnalíticaAtendimento psicológicoPor muito tempo a Psicanálise se manteve associada a sessões de análise frequentes e em grande número para que se pudesse alcançar uma eficácia terapêutica representativa, o que demandava tempo e recursos econômicos do analisando. Este processo limitava o tratamento, excluindo a possibilidade de atendimento a muitas pessoas em sofrimento psíquico. Esta realidade tem se modificado com o surgimento de instituições que propiciam o atendimento a uma clientela distinta e pelo despontar de psicoterapias com outros settings e enquadres. Este estudo objetiva refletir sobre os alcances e as possibilidades do atendimento psicológico em uma clínica-escola, a partir da perspectiva da Psicoterapia de Orientação Analítica (POA). Trata-se de um estudo qualitativo preliminar que faz uso de entrevistas semiestruturadas com ex-pacientes para o levantamento dos dados, analisados à luz do método psicanalítico. Os resultados evidenciam especificidades e desafios da realidade de uma clínica-escola que tende a repercutir na adesão do paciente ao tratamento. Concluiu-se que o atendimento psicológico apoiado nas noções da Psicoterapia de Orientação Analítica pode favorecer mudanças do sujeito frente à sua queixa e ao seu sofrimento, por meio da escuta, da aliança terapêutica e da associação livre.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2024-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49399Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 15 n. 2 (2022): Edição 15(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49399/39662Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Cláudia Yaísa Gonçalves daSantos , Greicy Alves dos2024-01-23T02:19:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49399Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-01-23T02:19:32Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
title |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
spellingShingle |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica Silva , Cláudia Yaísa Gonçalves da Clínica-escola Psicoterapia de Orientação Analítica Atendimento psicológico |
title_short |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
title_full |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
title_fullStr |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
title_full_unstemmed |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
title_sort |
Atendimento psicológico em uma clínica-escola: : possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica |
author |
Silva , Cláudia Yaísa Gonçalves da |
author_facet |
Silva , Cláudia Yaísa Gonçalves da Santos , Greicy Alves dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos , Greicy Alves dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Cláudia Yaísa Gonçalves da Santos , Greicy Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clínica-escola Psicoterapia de Orientação Analítica Atendimento psicológico |
topic |
Clínica-escola Psicoterapia de Orientação Analítica Atendimento psicológico |
description |
Por muito tempo a Psicanálise se manteve associada a sessões de análise frequentes e em grande número para que se pudesse alcançar uma eficácia terapêutica representativa, o que demandava tempo e recursos econômicos do analisando. Este processo limitava o tratamento, excluindo a possibilidade de atendimento a muitas pessoas em sofrimento psíquico. Esta realidade tem se modificado com o surgimento de instituições que propiciam o atendimento a uma clientela distinta e pelo despontar de psicoterapias com outros settings e enquadres. Este estudo objetiva refletir sobre os alcances e as possibilidades do atendimento psicológico em uma clínica-escola, a partir da perspectiva da Psicoterapia de Orientação Analítica (POA). Trata-se de um estudo qualitativo preliminar que faz uso de entrevistas semiestruturadas com ex-pacientes para o levantamento dos dados, analisados à luz do método psicanalítico. Os resultados evidenciam especificidades e desafios da realidade de uma clínica-escola que tende a repercutir na adesão do paciente ao tratamento. Concluiu-se que o atendimento psicológico apoiado nas noções da Psicoterapia de Orientação Analítica pode favorecer mudanças do sujeito frente à sua queixa e ao seu sofrimento, por meio da escuta, da aliança terapêutica e da associação livre. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49399 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49399/39662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 15 n. 2 (2022): Edição 15(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298433318912 |