Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166 |
Resumo: | A Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo. |
id |
UFMG-13_5de169dc003b18cf6d656d30ad8b2115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/49166 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas GeraisPsicologia EscolarPsicologia EducacionalPsicologia e EducaçãoPsicólogo escolarPrática psicológicaA Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166/39560Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Deruchette Danire HenriquesTondin, Celso FranciscoBarbosa, Deborah RosáriaMoniz, Luiza de CastroSilva, Renato Batista da2024-04-28T14:51:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49166Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-28T14:51:10Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
title |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
spellingShingle |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais Magalhães, Deruchette Danire Henriques Psicologia Escolar Psicologia Educacional Psicologia e Educação Psicólogo escolar Prática psicológica |
title_short |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
title_full |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
title_fullStr |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
title_sort |
Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais |
author |
Magalhães, Deruchette Danire Henriques |
author_facet |
Magalhães, Deruchette Danire Henriques Tondin, Celso Francisco Barbosa, Deborah Rosária Moniz, Luiza de Castro Silva, Renato Batista da |
author_role |
author |
author2 |
Tondin, Celso Francisco Barbosa, Deborah Rosária Moniz, Luiza de Castro Silva, Renato Batista da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Deruchette Danire Henriques Tondin, Celso Francisco Barbosa, Deborah Rosária Moniz, Luiza de Castro Silva, Renato Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar Psicologia Educacional Psicologia e Educação Psicólogo escolar Prática psicológica |
topic |
Psicologia Escolar Psicologia Educacional Psicologia e Educação Psicólogo escolar Prática psicológica |
description |
A Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166/39560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298414444544 |