Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tondin, Celso Francisco, Barbosa, Deborah Rosária, Moniz, Luiza de Castro, Silva, Renato Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166
Resumo: A Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo.
id UFMG-13_5de169dc003b18cf6d656d30ad8b2115
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/49166
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas GeraisPsicologia EscolarPsicologia EducacionalPsicologia e EducaçãoPsicólogo escolarPrática psicológicaA Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166/39560Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Deruchette Danire HenriquesTondin, Celso FranciscoBarbosa, Deborah RosáriaMoniz, Luiza de CastroSilva, Renato Batista da2024-04-28T14:51:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49166Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-28T14:51:10Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
title Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
spellingShingle Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Psicologia e Educação
Psicólogo escolar
Prática psicológica
title_short Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
title_full Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
title_fullStr Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
title_full_unstemmed Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
title_sort Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
author Magalhães, Deruchette Danire Henriques
author_facet Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Tondin, Celso Francisco
Barbosa, Deborah Rosária
Moniz, Luiza de Castro
Silva, Renato Batista da
author_role author
author2 Tondin, Celso Francisco
Barbosa, Deborah Rosária
Moniz, Luiza de Castro
Silva, Renato Batista da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Tondin, Celso Francisco
Barbosa, Deborah Rosária
Moniz, Luiza de Castro
Silva, Renato Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Psicologia e Educação
Psicólogo escolar
Prática psicológica
topic Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Psicologia e Educação
Psicólogo escolar
Prática psicológica
description A Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49166/39560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298414444544