Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lincoln Coimbra Martins
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BGLG
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o significado da Psicologia Escolar ao nível de suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidades disciplinares presentes na prática educativa. O confronto deste discurso com elementos da prática escolar revela seu caráter contraditório, bem como ressalta a importância da instituição escolar na produção do saber psicológico.Concli-se que o caráter contraditório captdo no confronto discurso x prática é parte integrante no processo de constante redefinição da Psicologia escolar enquanto saber teórico e prático, e elemento essencial na busca de uma identidade do psicólogo escolar. Percebe-se, além disso, que a especificidade do psicólogo escolar passa necessariamente pela dimensão institucional, onde mais do que condutas e comportamentos individuais, deve-se buscar compreender as relações de poder que a constituem e atravessam.
id UFMG_10cd5b3f282ff0c65b65717cac537bd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BGLG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Iris Barbosa GoulartMaria Rita Neto Sales OliveiraFúlvia Maria de Barros Mott RosembergLincoln Coimbra Martins2019-08-12T18:17:17Z2019-08-12T18:17:17Z1989-08-07http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BGLGEste trabalho se propõe a analisar o significado da Psicologia Escolar ao nível de suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidades disciplinares presentes na prática educativa. O confronto deste discurso com elementos da prática escolar revela seu caráter contraditório, bem como ressalta a importância da instituição escolar na produção do saber psicológico.Concli-se que o caráter contraditório captdo no confronto discurso x prática é parte integrante no processo de constante redefinição da Psicologia escolar enquanto saber teórico e prático, e elemento essencial na busca de uma identidade do psicólogo escolar. Percebe-se, além disso, que a especificidade do psicólogo escolar passa necessariamente pela dimensão institucional, onde mais do que condutas e comportamentos individuais, deve-se buscar compreender as relações de poder que a constituem e atravessam.This study discusses the meaning of Educational Psychology within the school practice contex.. Based on Michel Foucault's study on relations of power, a historical analysis of the construction of psychological discourse on education is conducted through studying disciplinary needs currend in educative practice. Comparison betwen that discourse and aspects of school practice reveals a contradiction and shows the importance of the chool, as an institution, for constructing psychological knowledge. The study supports the idea that the contradiction caught is an integral part of the process of constant redefinition of Educational Psychology , as a theoretical and practice knowledge, and also an essential aspect of searching the identity of the educational psychologist. Furthermore, the study shows that the specificity of the educational psychologist has to do with the institutional dimension of school where it is important to look for understanding relations of power more than individual behaviors and conducts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicologia educacionalPsicologia escolarPrática educativaPsicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000123.pdfapplication/pdf6199715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BGLG/1/1000000123.pdfd87a9e9e1e6004808361f1ca44760e87MD51TEXT1000000123.pdf.txt1000000123.pdf.txtExtracted texttext/plain122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BGLG/2/1000000123.pdf.txt7763c0bb942ca3fec475caf5dca7a2eaMD521843/FAEC-87BGLG2019-11-14 19:14:23.112oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BGLGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:14:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
spellingShingle Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
Lincoln Coimbra Martins
Psicologia escolar
Prática educativa
Educação
Psicologia educacional
title_short Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_full Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_fullStr Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_full_unstemmed Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_sort Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
author Lincoln Coimbra Martins
author_facet Lincoln Coimbra Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Iris Barbosa Goulart
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Rita Neto Sales Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg
dc.contributor.author.fl_str_mv Lincoln Coimbra Martins
contributor_str_mv Iris Barbosa Goulart
Maria Rita Neto Sales Oliveira
Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Prática educativa
topic Psicologia escolar
Prática educativa
Educação
Psicologia educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Psicologia educacional
description Este trabalho se propõe a analisar o significado da Psicologia Escolar ao nível de suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidades disciplinares presentes na prática educativa. O confronto deste discurso com elementos da prática escolar revela seu caráter contraditório, bem como ressalta a importância da instituição escolar na produção do saber psicológico.Concli-se que o caráter contraditório captdo no confronto discurso x prática é parte integrante no processo de constante redefinição da Psicologia escolar enquanto saber teórico e prático, e elemento essencial na busca de uma identidade do psicólogo escolar. Percebe-se, além disso, que a especificidade do psicólogo escolar passa necessariamente pela dimensão institucional, onde mais do que condutas e comportamentos individuais, deve-se buscar compreender as relações de poder que a constituem e atravessam.
publishDate 1989
dc.date.issued.fl_str_mv 1989-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:17:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:17:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BGLG
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BGLG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BGLG/1/1000000123.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BGLG/2/1000000123.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d87a9e9e1e6004808361f1ca44760e87
7763c0bb942ca3fec475caf5dca7a2ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589173654847488