“Os dois lados da moeda”: Percepção de estudantes sobre os benefícios da pior experiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Paloma Pegolo de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45777
Resumo: Apesar dos efeitos negativos que a violência entre pares pode gerar, estudantes também podem relatar benefícios após a vivência de eventos aversivos. Esse estudo objetivou caracterizar a percepção de estudantes sobre a ocorrência de impactos positivos de sua pior experiência escolar. Para tanto, 313 estudantes universitários responderam a um instrumento retrospectivo sobre suas piores experiências escolares e o impacto dessas experiências sobre o bem-estar emocional. Os benefícios descritos por 36,1% foram aprimoramento das competências (mudança de comportamento e ampliação do repertório de habilidades, autoconfiança e valorização da própria opinião, assertividade, autocontrole, respeito pelos outros e aceitação da diferença, auto aceitação e empatia); 24,9% indicaram ressignificação das experiências aversivas (maior amadurecimento, superação de adversidades, resiliência e novo olhar sobre os eventos); e 21,2% apontaram benefícios sociais (aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e amizades e estreitamento de laços familiares). A identificação de tais benefícios pode estimular o desenvolvimento de intervenções.
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