Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sahão, Fernanda Torres
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Yoshiy, Shimeny Michelato, Miguel, Fabiano Koich, Kienen, Nádia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779
Resumo: Estudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional.
id UFMG-13_c75d62a8131adbfac2e0fa1ac59ce5db
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45779
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitaçãoProgramação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentoscomportamento de estudoestudantes universitáriosProgramação de EnsinoAnálise do ComportamentoEstudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779/37382http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSahão, Fernanda TorresYoshiy, Shimeny MichelatoMiguel, Fabiano KoichKienen, Nádia2023-12-15T15:38:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45779Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:54Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
title Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
spellingShingle Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
Sahão, Fernanda Torres
Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos
comportamento de estudo
estudantes universitários
Programação de Ensino
Análise do Comportamento
title_short Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
title_full Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
title_fullStr Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
title_full_unstemmed Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
title_sort Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
author Sahão, Fernanda Torres
author_facet Sahão, Fernanda Torres
Yoshiy, Shimeny Michelato
Miguel, Fabiano Koich
Kienen, Nádia
author_role author
author2 Yoshiy, Shimeny Michelato
Miguel, Fabiano Koich
Kienen, Nádia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sahão, Fernanda Torres
Yoshiy, Shimeny Michelato
Miguel, Fabiano Koich
Kienen, Nádia
dc.subject.por.fl_str_mv Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos
comportamento de estudo
estudantes universitários
Programação de Ensino
Análise do Comportamento
topic Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos
comportamento de estudo
estudantes universitários
Programação de Ensino
Análise do Comportamento
description Estudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779/37382
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298387181568