Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779 |
Resumo: | Estudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional. |
id |
UFMG-13_c75d62a8131adbfac2e0fa1ac59ce5db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45779 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitaçãoProgramação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentoscomportamento de estudoestudantes universitáriosProgramação de EnsinoAnálise do ComportamentoEstudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779/37382http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSahão, Fernanda TorresYoshiy, Shimeny MichelatoMiguel, Fabiano KoichKienen, Nádia2023-12-15T15:38:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45779Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:54Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
title |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
spellingShingle |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação Sahão, Fernanda Torres Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos comportamento de estudo estudantes universitários Programação de Ensino Análise do Comportamento |
title_short |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
title_full |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
title_fullStr |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
title_sort |
Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação |
author |
Sahão, Fernanda Torres |
author_facet |
Sahão, Fernanda Torres Yoshiy, Shimeny Michelato Miguel, Fabiano Koich Kienen, Nádia |
author_role |
author |
author2 |
Yoshiy, Shimeny Michelato Miguel, Fabiano Koich Kienen, Nádia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sahão, Fernanda Torres Yoshiy, Shimeny Michelato Miguel, Fabiano Koich Kienen, Nádia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos comportamento de estudo estudantes universitários Programação de Ensino Análise do Comportamento |
topic |
Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos comportamento de estudo estudantes universitários Programação de Ensino Análise do Comportamento |
description |
Estudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45779/37382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298387181568 |