Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Ricardo Neves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes, José Carlos Souza Costa, Silva, Rosa Maria Rodrigues da, Santos, Ana Carla Pereira dos, Veras, Francisca Jairla Lima, Castro, Duanne Rodrigues de, Silva, Paulo Gregório Nascimento da, Medeiros, Emerson Diógenes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193
Resumo: A escola é um espaço vulnerável à incidência do bullying, o qual desencadeia consequências negativas para as vítimas, como sintomatologias de depressão, foco de interesse deste artigo. Assim, objetivou-se verificar o poder preditivo da vitimização de bullying na depressão, controlando o efeito do sexo e tipo de escola. Para isso, contou com 426 adolescentes entre 12 e 17 anos (Midade= 14,53; DP = 2,10; 51,3% meninas e 52,3% escola pública) que responderam à Escala de Vitimização de Bullying, ao Inventário de Depressão Infantil e questões demográficas. Foram realizadas correlações, seguidas de regressão hierárquica múltipla, as quais apontaram que o bullying verbal prediz de forma direta depressão, indicando que quanto mais os adolescentes são vítimas desse tipo de bullying, maiores são os índices de sintomatologia depressiva; ademais maiores pontuações de depressão foram encontradas nas meninas; quanto ao tipo de escola, não houve diferença. Esses resultados são discutidos a partir da literatura, evidenciando a problemática atual do crescente número de adolescentes com depressão, as consequências desse fato no cotidiano escolar e a participação de profissionais e responsáveis no combate ao bullying.
id UFMG-13_e6c6e6652b21566527306aaa732293d9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/49193
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?DepressãoBullyingAdolescênciaEscolaA escola é um espaço vulnerável à incidência do bullying, o qual desencadeia consequências negativas para as vítimas, como sintomatologias de depressão, foco de interesse deste artigo. Assim, objetivou-se verificar o poder preditivo da vitimização de bullying na depressão, controlando o efeito do sexo e tipo de escola. Para isso, contou com 426 adolescentes entre 12 e 17 anos (Midade= 14,53; DP = 2,10; 51,3% meninas e 52,3% escola pública) que responderam à Escala de Vitimização de Bullying, ao Inventário de Depressão Infantil e questões demográficas. Foram realizadas correlações, seguidas de regressão hierárquica múltipla, as quais apontaram que o bullying verbal prediz de forma direta depressão, indicando que quanto mais os adolescentes são vítimas desse tipo de bullying, maiores são os índices de sintomatologia depressiva; ademais maiores pontuações de depressão foram encontradas nas meninas; quanto ao tipo de escola, não houve diferença. Esses resultados são discutidos a partir da literatura, evidenciando a problemática atual do crescente número de adolescentes com depressão, as consequências desse fato no cotidiano escolar e a participação de profissionais e responsáveis no combate ao bullying.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193/39474Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Ricardo NevesMendes, José Carlos Souza CostaSilva, Rosa Maria Rodrigues daSantos, Ana Carla Pereira dosVeras, Francisca Jairla LimaCastro, Duanne Rodrigues deSilva, Paulo Gregório Nascimento daMedeiros, Emerson Diógenes de2024-04-28T14:51:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49193Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-28T14:51:10Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
title Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
spellingShingle Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
Couto, Ricardo Neves
Depressão
Bullying
Adolescência
Escola
title_short Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
title_full Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
title_fullStr Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
title_full_unstemmed Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
title_sort Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
author Couto, Ricardo Neves
author_facet Couto, Ricardo Neves
Mendes, José Carlos Souza Costa
Silva, Rosa Maria Rodrigues da
Santos, Ana Carla Pereira dos
Veras, Francisca Jairla Lima
Castro, Duanne Rodrigues de
Silva, Paulo Gregório Nascimento da
Medeiros, Emerson Diógenes de
author_role author
author2 Mendes, José Carlos Souza Costa
Silva, Rosa Maria Rodrigues da
Santos, Ana Carla Pereira dos
Veras, Francisca Jairla Lima
Castro, Duanne Rodrigues de
Silva, Paulo Gregório Nascimento da
Medeiros, Emerson Diógenes de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Ricardo Neves
Mendes, José Carlos Souza Costa
Silva, Rosa Maria Rodrigues da
Santos, Ana Carla Pereira dos
Veras, Francisca Jairla Lima
Castro, Duanne Rodrigues de
Silva, Paulo Gregório Nascimento da
Medeiros, Emerson Diógenes de
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Bullying
Adolescência
Escola
topic Depressão
Bullying
Adolescência
Escola
description A escola é um espaço vulnerável à incidência do bullying, o qual desencadeia consequências negativas para as vítimas, como sintomatologias de depressão, foco de interesse deste artigo. Assim, objetivou-se verificar o poder preditivo da vitimização de bullying na depressão, controlando o efeito do sexo e tipo de escola. Para isso, contou com 426 adolescentes entre 12 e 17 anos (Midade= 14,53; DP = 2,10; 51,3% meninas e 52,3% escola pública) que responderam à Escala de Vitimização de Bullying, ao Inventário de Depressão Infantil e questões demográficas. Foram realizadas correlações, seguidas de regressão hierárquica múltipla, as quais apontaram que o bullying verbal prediz de forma direta depressão, indicando que quanto mais os adolescentes são vítimas desse tipo de bullying, maiores são os índices de sintomatologia depressiva; ademais maiores pontuações de depressão foram encontradas nas meninas; quanto ao tipo de escola, não houve diferença. Esses resultados são discutidos a partir da literatura, evidenciando a problemática atual do crescente número de adolescentes com depressão, as consequências desse fato no cotidiano escolar e a participação de profissionais e responsáveis no combate ao bullying.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193/39474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298425978880