Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193 |
Resumo: | A escola é um espaço vulnerável à incidência do bullying, o qual desencadeia consequências negativas para as vítimas, como sintomatologias de depressão, foco de interesse deste artigo. Assim, objetivou-se verificar o poder preditivo da vitimização de bullying na depressão, controlando o efeito do sexo e tipo de escola. Para isso, contou com 426 adolescentes entre 12 e 17 anos (Midade= 14,53; DP = 2,10; 51,3% meninas e 52,3% escola pública) que responderam à Escala de Vitimização de Bullying, ao Inventário de Depressão Infantil e questões demográficas. Foram realizadas correlações, seguidas de regressão hierárquica múltipla, as quais apontaram que o bullying verbal prediz de forma direta depressão, indicando que quanto mais os adolescentes são vítimas desse tipo de bullying, maiores são os índices de sintomatologia depressiva; ademais maiores pontuações de depressão foram encontradas nas meninas; quanto ao tipo de escola, não houve diferença. Esses resultados são discutidos a partir da literatura, evidenciando a problemática atual do crescente número de adolescentes com depressão, as consequências desse fato no cotidiano escolar e a participação de profissionais e responsáveis no combate ao bullying. |
id |
UFMG-13_e6c6e6652b21566527306aaa732293d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/49193 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas?DepressãoBullyingAdolescênciaEscolaA escola é um espaço vulnerável à incidência do bullying, o qual desencadeia consequências negativas para as vítimas, como sintomatologias de depressão, foco de interesse deste artigo. Assim, objetivou-se verificar o poder preditivo da vitimização de bullying na depressão, controlando o efeito do sexo e tipo de escola. Para isso, contou com 426 adolescentes entre 12 e 17 anos (Midade= 14,53; DP = 2,10; 51,3% meninas e 52,3% escola pública) que responderam à Escala de Vitimização de Bullying, ao Inventário de Depressão Infantil e questões demográficas. Foram realizadas correlações, seguidas de regressão hierárquica múltipla, as quais apontaram que o bullying verbal prediz de forma direta depressão, indicando que quanto mais os adolescentes são vítimas desse tipo de bullying, maiores são os índices de sintomatologia depressiva; ademais maiores pontuações de depressão foram encontradas nas meninas; quanto ao tipo de escola, não houve diferença. Esses resultados são discutidos a partir da literatura, evidenciando a problemática atual do crescente número de adolescentes com depressão, as consequências desse fato no cotidiano escolar e a participação de profissionais e responsáveis no combate ao bullying.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193/39474Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Ricardo NevesMendes, José Carlos Souza CostaSilva, Rosa Maria Rodrigues daSantos, Ana Carla Pereira dosVeras, Francisca Jairla LimaCastro, Duanne Rodrigues deSilva, Paulo Gregório Nascimento daMedeiros, Emerson Diógenes de2024-04-28T14:51:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49193Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-28T14:51:10Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
title |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
spellingShingle |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? Couto, Ricardo Neves Depressão Bullying Adolescência Escola |
title_short |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
title_full |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
title_fullStr |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
title_full_unstemmed |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
title_sort |
Depressão na adolescência está relacionada ao bullying e variáveis demográficas? |
author |
Couto, Ricardo Neves |
author_facet |
Couto, Ricardo Neves Mendes, José Carlos Souza Costa Silva, Rosa Maria Rodrigues da Santos, Ana Carla Pereira dos Veras, Francisca Jairla Lima Castro, Duanne Rodrigues de Silva, Paulo Gregório Nascimento da Medeiros, Emerson Diógenes de |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, José Carlos Souza Costa Silva, Rosa Maria Rodrigues da Santos, Ana Carla Pereira dos Veras, Francisca Jairla Lima Castro, Duanne Rodrigues de Silva, Paulo Gregório Nascimento da Medeiros, Emerson Diógenes de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Ricardo Neves Mendes, José Carlos Souza Costa Silva, Rosa Maria Rodrigues da Santos, Ana Carla Pereira dos Veras, Francisca Jairla Lima Castro, Duanne Rodrigues de Silva, Paulo Gregório Nascimento da Medeiros, Emerson Diógenes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Depressão Bullying Adolescência Escola |
topic |
Depressão Bullying Adolescência Escola |
description |
A escola é um espaço vulnerável à incidência do bullying, o qual desencadeia consequências negativas para as vítimas, como sintomatologias de depressão, foco de interesse deste artigo. Assim, objetivou-se verificar o poder preditivo da vitimização de bullying na depressão, controlando o efeito do sexo e tipo de escola. Para isso, contou com 426 adolescentes entre 12 e 17 anos (Midade= 14,53; DP = 2,10; 51,3% meninas e 52,3% escola pública) que responderam à Escala de Vitimização de Bullying, ao Inventário de Depressão Infantil e questões demográficas. Foram realizadas correlações, seguidas de regressão hierárquica múltipla, as quais apontaram que o bullying verbal prediz de forma direta depressão, indicando que quanto mais os adolescentes são vítimas desse tipo de bullying, maiores são os índices de sintomatologia depressiva; ademais maiores pontuações de depressão foram encontradas nas meninas; quanto ao tipo de escola, não houve diferença. Esses resultados são discutidos a partir da literatura, evidenciando a problemática atual do crescente número de adolescentes com depressão, as consequências desse fato no cotidiano escolar e a participação de profissionais e responsáveis no combate ao bullying. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49193/39474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 3 (2023): Edição 16(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298425978880 |