O tratamento pedagógico do patrimônio cultural nos livros didáticos de História Regional e as premissas para o ensino de história nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Danielle da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Maria Margarida de Andrade, Grillo, Maria Ângela de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5639
Resumo: Esse texto busca analisar os aspectos teórico-metodológicos que fundamentam o ensino de história nos anos iniciais da escolarização básica e a problemática da utilização do conhecimento histórico sobre o Patrimônio Cultural como arcabouço epistemológico para fundamentar as práticas educativas nesse nível. Consideramos que no universo educativo a utilização do livro didático permeia, por excelência, as práticas do ensino de história, por isso nosso olhar também é lançado sobre este, reconhecendo que ele pode ser um dos principais referenciais historiográficos tanto para professores quanto para estudantes. As discussões sobre a inserção de diferentes objetos de pesquisa histórica também nas perspectivas de ensino fazem parte de uma proposta contemporânea de aproximação do conhecimento histórico escolar com o conhecimento da ciência de referência, dadas as devidas esfericidades. Nesse sentido, compreendemos a presença dos estudos sobre Patrimônio Cultural nos anos iniciais, a partir da sua inserção como tema de estudo nos livros regionais, como caminho para fugir do verbalismo historicamente consolidado no tratamento do conhecimento histórico na escola.ABSTRACT: This text analyze the theoretical and methodological aspects underlying the history of education in the early years of basic education and the issue of using historical knowledge about the cultural heritage as epistemological framework to support the educational practices that level. We believe that the educational universe using the textbook permeates par excellence, the practices of history teaching, so our gaze is also released on this, recognizing that it can be one of the main historiographical reference for both teachers and for students. Discussions on the inclusion of different historical research objects also in educational perspectives are part of a contemporary approach proposed school historical knowledge with the knowledge of science reference, given the necessary esfericidades. In this sense, we understand the presence of studies on Cultural Heritage in the early years, from its inclusion as a subject of study in regional books as a way to escape the historically consolidated verbalism in the treatment of historical knowledge in school.
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