O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: USOS, LIMITES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krul, Alexandre José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Emmel, Rúbia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1631
Resumo: Esta pesquisa-recorte decorre da análise do enredo dos livros didáticos de História, utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta investigação científica constou de uma análise, através da perspectiva qualitativa, tendo como objetivo identificar e analisar os conteúdos apresentados pelos livros didáticos, no que tange aos seus conceitos e o modo como eles podem interferir na prática docente; uma vez que seu uso de forma tácita, se dá de maneira equívoca e constrói sempre uma relação de adoção entre professores nos anos iniciais e este material didático, conforme a literatura já aponta e reforça através de outras pesquisas da área. Na análise de resultados emergiram as seguintes categorias: simplificação; generalização; linguagem infantilizada; discriminação; analogias; determinismo/ideologia; elementos de gênero; antropocentrismo. Pelo fato do livro didático ser distribuído pelo PNLD e ser gratuito, é importante que ao chegar às escolas, estas não se descuidem deste recurso, fazendo uma análise crítica sobre o seu conteúdo, pois estes implicam em uma formação com lacunas conceituais, defasada, com restrição de informações e conhecimentos. Desse modo, formação, pesquisa e a prática podem se fortalecer, em especial pela reflexão na ação docente e pelo entrelaçamento que Universidade e Escola podem fazer na perspectiva de suscitar discussões e formação contínua acerca deste tema que acompanha a escola há muito tempo. Portanto, a formação continuada de professores pode ser uma possibilidade de análise do enredo dos livros didáticos, bem como do estudo de categorias e usos dos livros didáticos na Educação Básica.
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