Colonialismo e Cabo Verde: discussões sobre a colonização portuguesa na África (1950 e 1960)
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5549 |
Resumo: | Este artigo pretende recuperar um embate de intelectuais africanos sobre o lugar de Cabo Verde travado na década de 1950 e as possibilidades de pensar e imaginar o arquipélago. Instauraram-se nos escritos da época entendimentos contraditórios e embativos que envolviam discussões sobre o colonialismo. A necessidade de extingui-lo, a exaltação da África ou a negação da pertença cultural ao continente africano eram algumas das pautas políticas e ideológicas daquele período. No cerne dessa discussão, encontram-se escritos de intelectuais engajados na luta pan-africanista ou que receberam e articularam suas principais premissas, como Mário Pinto de Andrade, Onésimo da Silveira, Amílcar Cabral e Manuel Duarte; e as publicações de intelectuais comumente denominados “claridosos”, em referência à publicação não periódica da revista Claridade entre os anos de 1936 e 1960, como Jorge Barbosa, Baltasar Lopes e Manuel Lopes. O objetivo deste artigo, portanto, é identificar leituras diferentes e comuns de mundo e de experiência, a seleção da memória e a articulação do passado para projetos distintos para o presente e futuro destinados a Cabo Verde e à ÁfricaABSTRACT: This article aims to recover a discussion between African intellectuals about the colonial situation of Cape Verde in the 1950s and the possibilities of thinking and imagining the archipelago. Contradictory understandings have been established in the writings of the period involving discussions about colonialism. The demands to extinguish it, the exaltation of Africa or denial of cultural belonging to the African continent were some of the political and ideological agendas. In the center of this discussion, there are the writings of intellectuals engaged in panAfricanism or receiving and articulating their key assumptions, such as Mário Pinto de Andrade, Onesimus da Silveira, Amilcar Cabral and Manuel Duarte struggle, and publications of intellectuals commonly called “claridosos” in reference to non periodic publication of Claridade magazine between 1936 and 1960 as Jorge Barbosa, Baltasar Lopes and Manuel Lopes. The purpose of this article, therefore, is to identify common and different perceptions of world understandings. KEYWORDS: Africa, Intellectuals, Colonialism. |
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