Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24615 |
Resumo: | The purpose of this article is to critically analyze the film American Beauty (1999), by the English director Sam Mendes. He brings strong criticism to the construction of American cultural living standards, characteristics that trap citizens in culturally constructed models of perfection. Referenced by authors such as Ferro (1992), Ginzburg (1990), Foucault (1963; 2009), Woodward (2000) and Hall (2000), the article also seeks to investigate such patterns of perfection built in the United States, which are popularized. and consumed in the contemporary world. |
id |
UFMG-14_7817e861e1e4fe34bc5b11554029a441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/24615 |
network_acronym_str |
UFMG-14 |
network_name_str |
Temporalidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza AmericanaThe purpose of this article is to critically analyze the film American Beauty (1999), by the English director Sam Mendes. He brings strong criticism to the construction of American cultural living standards, characteristics that trap citizens in culturally constructed models of perfection. Referenced by authors such as Ferro (1992), Ginzburg (1990), Foucault (1963; 2009), Woodward (2000) and Hall (2000), the article also seeks to investigate such patterns of perfection built in the United States, which are popularized. and consumed in the contemporary world. O objetivo deste artigo é analisar criticamente o filme Beleza Americana (1999), do diretor inglês Sam Mendes. Ele traz fortes críticas à construção dos padrões culturais de vida norte-americanos, características que aprisionam o cidadão em modelos de perfeição construídos culturalmente. Referenciado por autores como Ferro (1992), Ginzburg (1990), Foucault (1963; 2009), Woodward (2000) e Hall (2000), o artigo procura investigar os padrões de perfeição construídos nos Estados Unidos da América que são popularizados e consumidos no mundo contemporâneo.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24615Temporalidades; Vol. 12 No. 3 (2020): Edição 34 - Temporalidades, Belo Horizonte (set./dez. 2020); 919-935Temporalidades; v. 12 n. 3 (2020): Edição 34 - Temporalidades, Belo Horizonte (set./dez. 2020); 919-9351984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24615/23108Copyright (c) 2021 Jairo Carvalho do Nascimento, Diego Raian Aguiar Pinto Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Jairo Carvalho doPinto, Diego Raian Aguiar Pinto2021-02-01T18:36:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24615Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2021-02-01T18:36:32Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
title |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
spellingShingle |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana Nascimento, Jairo Carvalho do |
title_short |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
title_full |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
title_fullStr |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
title_full_unstemmed |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
title_sort |
Padrões culturais da sociedade estadunidense:: observações a respeito de uma contra-análise dos conceitos estabelecidos no filme Beleza Americana |
author |
Nascimento, Jairo Carvalho do |
author_facet |
Nascimento, Jairo Carvalho do Pinto, Diego Raian Aguiar Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Diego Raian Aguiar Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jairo Carvalho do Pinto, Diego Raian Aguiar Pinto |
description |
The purpose of this article is to critically analyze the film American Beauty (1999), by the English director Sam Mendes. He brings strong criticism to the construction of American cultural living standards, characteristics that trap citizens in culturally constructed models of perfection. Referenced by authors such as Ferro (1992), Ginzburg (1990), Foucault (1963; 2009), Woodward (2000) and Hall (2000), the article also seeks to investigate such patterns of perfection built in the United States, which are popularized. and consumed in the contemporary world. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24615 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24615/23108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jairo Carvalho do Nascimento, Diego Raian Aguiar Pinto Pinto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jairo Carvalho do Nascimento, Diego Raian Aguiar Pinto Pinto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em História - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em História - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalidades; Vol. 12 No. 3 (2020): Edição 34 - Temporalidades, Belo Horizonte (set./dez. 2020); 919-935 Temporalidades; v. 12 n. 3 (2020): Edição 34 - Temporalidades, Belo Horizonte (set./dez. 2020); 919-935 1984-6150 reponame:Temporalidades instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Temporalidades |
collection |
Temporalidades |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||temporalidades@gmail.com |
_version_ |
1798675382929457152 |