Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Neles Maia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502124
Resumo: Este artigo visa discutir e refletir sobre a importância que os ambientes não escolares possuem em relação ao Ensino de História, à construção do conhecimento histórico e formação da consciência histórica. Através de debates com autores especialistas na área de Educação e de História, propõe-se uma reflexão sobre o papel educativo de diversos ambientes fora do espaço escolar tais como museus, arquivos, bibliotecas entre outros. Além disso, discute sobre o papel do professor de história na fomentação do conhecimento e da consciência histórica do aluno na Educação Básica. ABSTRACT: This article aims discuss and reflect on the importance that non-schools environments have regarding History Teaching, construction of historical knowledge and the development of historical consciousness. Through discussions with expert authors in Education and History, it proposes a reflection on the education role of various outsides school environments such as museums, archives, libraries and other. In addition, it discusses the history teacher’s role in fostering knowledge and historical consciousness of students in Basic Education.KEY-WORDS: History Teaching, Non-school Environments, Historical Consciousness.
id UFMG-14_892aa48620890982ae95119705b0d0f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5711
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.Ensino de HistóriaAmbientes não EscolaresConsciência HistóricaEste artigo visa discutir e refletir sobre a importância que os ambientes não escolares possuem em relação ao Ensino de História, à construção do conhecimento histórico e formação da consciência histórica. Através de debates com autores especialistas na área de Educação e de História, propõe-se uma reflexão sobre o papel educativo de diversos ambientes fora do espaço escolar tais como museus, arquivos, bibliotecas entre outros. Além disso, discute sobre o papel do professor de história na fomentação do conhecimento e da consciência histórica do aluno na Educação Básica. ABSTRACT: This article aims discuss and reflect on the importance that non-schools environments have regarding History Teaching, construction of historical knowledge and the development of historical consciousness. Through discussions with expert authors in Education and History, it proposes a reflection on the education role of various outsides school environments such as museums, archives, libraries and other. In addition, it discusses the history teacher’s role in fostering knowledge and historical consciousness of students in Basic Education.KEY-WORDS: History Teaching, Non-school Environments, Historical Consciousness.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502124Temporalidades; Vol. 8 No. 2 (2016): Edição 21 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 8, n.2 (mai./ago. 2016); 409-423Temporalidades; v. 8 n. 2 (2016): Edição 21 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 8, n.2 (mai./ago. 2016); 409-4231984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502124/3644Copyright (c) 2016 Neles Maia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Neles Maia2019-02-01T19:43:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5711Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:50Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
title Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
spellingShingle Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
da Silva, Neles Maia
Ensino de História
Ambientes não Escolares
Consciência Histórica
title_short Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
title_full Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
title_fullStr Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
title_full_unstemmed Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
title_sort Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
author da Silva, Neles Maia
author_facet da Silva, Neles Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Neles Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Ambientes não Escolares
Consciência Histórica
topic Ensino de História
Ambientes não Escolares
Consciência Histórica
description Este artigo visa discutir e refletir sobre a importância que os ambientes não escolares possuem em relação ao Ensino de História, à construção do conhecimento histórico e formação da consciência histórica. Através de debates com autores especialistas na área de Educação e de História, propõe-se uma reflexão sobre o papel educativo de diversos ambientes fora do espaço escolar tais como museus, arquivos, bibliotecas entre outros. Além disso, discute sobre o papel do professor de história na fomentação do conhecimento e da consciência histórica do aluno na Educação Básica. ABSTRACT: This article aims discuss and reflect on the importance that non-schools environments have regarding History Teaching, construction of historical knowledge and the development of historical consciousness. Through discussions with expert authors in Education and History, it proposes a reflection on the education role of various outsides school environments such as museums, archives, libraries and other. In addition, it discusses the history teacher’s role in fostering knowledge and historical consciousness of students in Basic Education.KEY-WORDS: History Teaching, Non-school Environments, Historical Consciousness.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502124
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502124/3644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Neles Maia da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Neles Maia da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 8 No. 2 (2016): Edição 21 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 8, n.2 (mai./ago. 2016); 409-423
Temporalidades; v. 8 n. 2 (2016): Edição 21 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 8, n.2 (mai./ago. 2016); 409-423
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675380789313536