Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cícero Ednaldo dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5631
Resumo: Tem por objetivo investigar a Educação Salesiana em Juazeiro do Norte, Ceará, no período de 1939 a 1942, focalizando o contínuo processo de generificação dos padres professores e jovens-alunos. Com o auxílio da desconstrução analítica e do conceito de masculinidade hegemônica, destaca a inter-relação das masculinidades no âmbito educacional, percebendo-as como categorias históricas, não-homogêneas, inerentes as relações de poder. Conclui que o “ser homem”, era legitimado a partir de normatizações do “fazer”. No Ginásio Salesiano, os padres professores e os jovens alunos mantinham constantes trocas de vivências, legitimadas pelos discursos de uma masculinidade natural, embora ensinada, responsável pela manutenção e regulação da sociedade. A diferença de idades e as funções desempenhadas provocavam hierarquias nas inter-relações de gênero, reiteravam tipos de masculinidades heterogêneas e hegemônicas no cotidiano escolar.ABSTRACT: It aims to investigate the Salesian Education in Juazeiro do Norte, Ceará, for the period 1939-1942, focusing on the ongoing gendering process of teacher-priests and young-students. With the help of analytical deconstruction and the concept of hegemonic masculinity, it highlights the interrelationship of masculinities in the educational field, realizing them as historical categories, non-homogeneous, inherent power relations. It concludes that "being a man" was legitimized from norms of "doing". In the Salesian Gymnasium, teachers-priests and young students kept constant exchange of experiences, legitimized by the speeches of a natural masculinity, although taught, responsible for the maintenance and regulation of society. The difference in ages and the functions performed provoked hierarchies in gender interrelations, reiterated types of heterogeneous and hegemonic masculinity in everyday school life.KEYWORDS: Masculinities, Salesians, Education.
id UFMG-14_9d327bedc7e43c0fef526add7904943d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5631
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)MasculinidadesSalesianosEducaçãoTem por objetivo investigar a Educação Salesiana em Juazeiro do Norte, Ceará, no período de 1939 a 1942, focalizando o contínuo processo de generificação dos padres professores e jovens-alunos. Com o auxílio da desconstrução analítica e do conceito de masculinidade hegemônica, destaca a inter-relação das masculinidades no âmbito educacional, percebendo-as como categorias históricas, não-homogêneas, inerentes as relações de poder. Conclui que o “ser homem”, era legitimado a partir de normatizações do “fazer”. No Ginásio Salesiano, os padres professores e os jovens alunos mantinham constantes trocas de vivências, legitimadas pelos discursos de uma masculinidade natural, embora ensinada, responsável pela manutenção e regulação da sociedade. A diferença de idades e as funções desempenhadas provocavam hierarquias nas inter-relações de gênero, reiteravam tipos de masculinidades heterogêneas e hegemônicas no cotidiano escolar.ABSTRACT: It aims to investigate the Salesian Education in Juazeiro do Norte, Ceará, for the period 1939-1942, focusing on the ongoing gendering process of teacher-priests and young-students. With the help of analytical deconstruction and the concept of hegemonic masculinity, it highlights the interrelationship of masculinities in the educational field, realizing them as historical categories, non-homogeneous, inherent power relations. It concludes that "being a man" was legitimized from norms of "doing". In the Salesian Gymnasium, teachers-priests and young students kept constant exchange of experiences, legitimized by the speeches of a natural masculinity, although taught, responsible for the maintenance and regulation of society. The difference in ages and the functions performed provoked hierarchies in gender interrelations, reiterated types of heterogeneous and hegemonic masculinity in everyday school life.KEYWORDS: Masculinities, Salesians, Education.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5631Temporalidades; Vol. 7 No. 2 (2015): Edição 17: Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 (mai./ago. 2015); 327-345Temporalidades; v. 7 n. 2 (2015): Edição 17: Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 (mai./ago. 2015); 327-3451984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5631/3564Copyright (c) 2015 Cícero Ednaldo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cícero Ednaldo dos2019-02-01T19:43:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5631Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:40Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
title Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
spellingShingle Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
Santos, Cícero Ednaldo dos
Masculinidades
Salesianos
Educação
title_short Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
title_full Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
title_fullStr Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
title_full_unstemmed Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
title_sort Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
author Santos, Cícero Ednaldo dos
author_facet Santos, Cícero Ednaldo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cícero Ednaldo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidades
Salesianos
Educação
topic Masculinidades
Salesianos
Educação
description Tem por objetivo investigar a Educação Salesiana em Juazeiro do Norte, Ceará, no período de 1939 a 1942, focalizando o contínuo processo de generificação dos padres professores e jovens-alunos. Com o auxílio da desconstrução analítica e do conceito de masculinidade hegemônica, destaca a inter-relação das masculinidades no âmbito educacional, percebendo-as como categorias históricas, não-homogêneas, inerentes as relações de poder. Conclui que o “ser homem”, era legitimado a partir de normatizações do “fazer”. No Ginásio Salesiano, os padres professores e os jovens alunos mantinham constantes trocas de vivências, legitimadas pelos discursos de uma masculinidade natural, embora ensinada, responsável pela manutenção e regulação da sociedade. A diferença de idades e as funções desempenhadas provocavam hierarquias nas inter-relações de gênero, reiteravam tipos de masculinidades heterogêneas e hegemônicas no cotidiano escolar.ABSTRACT: It aims to investigate the Salesian Education in Juazeiro do Norte, Ceará, for the period 1939-1942, focusing on the ongoing gendering process of teacher-priests and young-students. With the help of analytical deconstruction and the concept of hegemonic masculinity, it highlights the interrelationship of masculinities in the educational field, realizing them as historical categories, non-homogeneous, inherent power relations. It concludes that "being a man" was legitimized from norms of "doing". In the Salesian Gymnasium, teachers-priests and young students kept constant exchange of experiences, legitimized by the speeches of a natural masculinity, although taught, responsible for the maintenance and regulation of society. The difference in ages and the functions performed provoked hierarchies in gender interrelations, reiterated types of heterogeneous and hegemonic masculinity in everyday school life.KEYWORDS: Masculinities, Salesians, Education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5631
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5631/3564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cícero Ednaldo dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cícero Ednaldo dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 7 No. 2 (2015): Edição 17: Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 (mai./ago. 2015); 327-345
Temporalidades; v. 7 n. 2 (2015): Edição 17: Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 (mai./ago. 2015); 327-345
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675380650901504