Representação, memória e consciência histórica através da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Milton Joeri Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5497
Resumo: O principal objetivo deste artigo é demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e atua como modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores. Assim, revela-se o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora.ABSTRACT: The main objective of this article was to demonstrate the importance of music to building historical knowledge in students and teachers. The historical awareness mediated by musical language reveals a strong affective load, because it is part of a personal memory and acts as a reference to the apprehension and assimilation of new listening, similar or not to the ones mentioned before. Therefore, it is revealed what we can call musical awareness of the involved subjects. The importance of music in class is mainly related to the nature of the musical language itself, as this can only be noticed in and through time, feeding itself from an affective memory that transforms itself in a musical awareness in the present, facilitating the narratives, thoughts, practices or historical interpretations of the students and the teacher.KEYWORDS: Historical awareness, Musical language, Memory.
id UFMG-14_a3dd4acd07795b2bca910e7b50319ab4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5497
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Representação, memória e consciência histórica através da músicaConsciência históricaLinguagem musicalMemóriaO principal objetivo deste artigo é demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e atua como modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores. Assim, revela-se o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora.ABSTRACT: The main objective of this article was to demonstrate the importance of music to building historical knowledge in students and teachers. The historical awareness mediated by musical language reveals a strong affective load, because it is part of a personal memory and acts as a reference to the apprehension and assimilation of new listening, similar or not to the ones mentioned before. Therefore, it is revealed what we can call musical awareness of the involved subjects. The importance of music in class is mainly related to the nature of the musical language itself, as this can only be noticed in and through time, feeding itself from an affective memory that transforms itself in a musical awareness in the present, facilitating the narratives, thoughts, practices or historical interpretations of the students and the teacher.KEYWORDS: Historical awareness, Musical language, Memory.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5497Temporalidades; Vol. 4 No. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 251-264Temporalidades; v. 4 n. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 251-2641984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5497/3427Copyright (c) 2012 Milton Joeri Fernandes Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Milton Joeri Fernandes2019-02-01T19:43:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5497Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:23Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação, memória e consciência histórica através da música
title Representação, memória e consciência histórica através da música
spellingShingle Representação, memória e consciência histórica através da música
Duarte, Milton Joeri Fernandes
Consciência histórica
Linguagem musical
Memória
title_short Representação, memória e consciência histórica através da música
title_full Representação, memória e consciência histórica através da música
title_fullStr Representação, memória e consciência histórica através da música
title_full_unstemmed Representação, memória e consciência histórica através da música
title_sort Representação, memória e consciência histórica através da música
author Duarte, Milton Joeri Fernandes
author_facet Duarte, Milton Joeri Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Milton Joeri Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
Linguagem musical
Memória
topic Consciência histórica
Linguagem musical
Memória
description O principal objetivo deste artigo é demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e atua como modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores. Assim, revela-se o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora.ABSTRACT: The main objective of this article was to demonstrate the importance of music to building historical knowledge in students and teachers. The historical awareness mediated by musical language reveals a strong affective load, because it is part of a personal memory and acts as a reference to the apprehension and assimilation of new listening, similar or not to the ones mentioned before. Therefore, it is revealed what we can call musical awareness of the involved subjects. The importance of music in class is mainly related to the nature of the musical language itself, as this can only be noticed in and through time, feeding itself from an affective memory that transforms itself in a musical awareness in the present, facilitating the narratives, thoughts, practices or historical interpretations of the students and the teacher.KEYWORDS: Historical awareness, Musical language, Memory.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5497
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5497/3427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Milton Joeri Fernandes Duarte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Milton Joeri Fernandes Duarte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 4 No. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 251-264
Temporalidades; v. 4 n. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 251-264
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675379860275200