Do punk ao hardcore: elementos para uma história da música popular no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5423 |
Resumo: | Embora a música popular tenha ganhado espaço no trabalho realizado por muitos antropólogos, historiadores, musicólogos e sociólogos, alguns gêneros ainda permanecem pouco explorados por esses investigadores/pensadores do social. É o caso do punk rock e do hardcore, complexos musicais e culturais que foram introduzidos na sociedade brasileira a partir dos anos 1980. Neste artigo, a intenção é oferecer uma pequena contribuição acerca deste universo, atento à maneira como foi apropriado e ressignificado por brasileiros.ABSTRACT: Although popular music has gained ground in the work of many anthropologists, historians, musicologists and sociologists, some genres still remain poorly explored by these researchers / social thinkers. This is the case of punk rock and hardcore, music and cultural complexes that were introduced in Brazilian society from the 1980s. In this article, the intention is to offer a small contribution on this universe, given the way that was appropriated and reinterpreted by Brazilians.KEYWORDS: HARDCORE, BRAZIL, MUSIC. |
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Do punk ao hardcore: elementos para uma história da música popular no BrasilHardcoreBrasilMúsicaEmbora a música popular tenha ganhado espaço no trabalho realizado por muitos antropólogos, historiadores, musicólogos e sociólogos, alguns gêneros ainda permanecem pouco explorados por esses investigadores/pensadores do social. É o caso do punk rock e do hardcore, complexos musicais e culturais que foram introduzidos na sociedade brasileira a partir dos anos 1980. Neste artigo, a intenção é oferecer uma pequena contribuição acerca deste universo, atento à maneira como foi apropriado e ressignificado por brasileiros.ABSTRACT: Although popular music has gained ground in the work of many anthropologists, historians, musicologists and sociologists, some genres still remain poorly explored by these researchers / social thinkers. This is the case of punk rock and hardcore, music and cultural complexes that were introduced in Brazilian society from the 1980s. In this article, the intention is to offer a small contribution on this universe, given the way that was appropriated and reinterpreted by Brazilians.KEYWORDS: HARDCORE, BRAZIL, MUSIC.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5423Temporalidades; Vol. 3 No. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011)Temporalidades; v. 3 n. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011)1984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5423/3355Copyright (c) 2011 Roberto Camargos de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Roberto Camargos de2019-02-01T19:43:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5423Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:15Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Temporalidades; Vol. 3 No. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011) Temporalidades; v. 3 n. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011) 1984-6150 reponame:Temporalidades instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
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