Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Raissa Brescia dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5454
Resumo: Este artigo dedica-se a uma análise do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros realizado no ano de 1956 na Sorbonne, em Paris, sob os auspícios da editora Présence Africaine, tendo como ponto de partida as construções identitárias perpretadas em nome do movimento da Négritude. Reconhecendo a ocasião como palco privilegiado para a verificação das linhas de força que cortam tal movimento num momento pós-guerra e permeiam a instituição de negritudes por alguns dos principais pensadores que estiveram envolvidas em lutas por e pelo Négritude, este trabalho propõe um olhar que se volta às fissuras que constituem uma empresa da magnitude que possui a informação de uma identidade una, representante de uma coletividade performada em raça, diante de todas as múltiplas nacionalidades, filiações e afiliações presentes na ocasião.
id UFMG-14_b6634d54f2b7f06b4bd29807f14ce6c8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5454
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)História da ÁfricaMovimento da NégritudePrimeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros.Este artigo dedica-se a uma análise do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros realizado no ano de 1956 na Sorbonne, em Paris, sob os auspícios da editora Présence Africaine, tendo como ponto de partida as construções identitárias perpretadas em nome do movimento da Négritude. Reconhecendo a ocasião como palco privilegiado para a verificação das linhas de força que cortam tal movimento num momento pós-guerra e permeiam a instituição de negritudes por alguns dos principais pensadores que estiveram envolvidas em lutas por e pelo Négritude, este trabalho propõe um olhar que se volta às fissuras que constituem uma empresa da magnitude que possui a informação de uma identidade una, representante de uma coletividade performada em raça, diante de todas as múltiplas nacionalidades, filiações e afiliações presentes na ocasião.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5454Temporalidades; Vol. 4 No. 2 (2012): Edição 08 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 2 (Ago./Dez. 2012); 142-154Temporalidades; v. 4 n. 2 (2012): Edição 08 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 2 (Ago./Dez. 2012); 142-1541984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5454/3384Copyright (c) 2012 Raissa Brescia dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Raissa Brescia dos2019-02-01T19:43:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5454Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:18Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
title Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
spellingShingle Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
Reis, Raissa Brescia dos
História da África
Movimento da Négritude
Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros.
title_short Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
title_full Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
title_fullStr Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
title_full_unstemmed Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
title_sort Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)
author Reis, Raissa Brescia dos
author_facet Reis, Raissa Brescia dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Raissa Brescia dos
dc.subject.por.fl_str_mv História da África
Movimento da Négritude
Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros.
topic História da África
Movimento da Négritude
Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros.
description Este artigo dedica-se a uma análise do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros realizado no ano de 1956 na Sorbonne, em Paris, sob os auspícios da editora Présence Africaine, tendo como ponto de partida as construções identitárias perpretadas em nome do movimento da Négritude. Reconhecendo a ocasião como palco privilegiado para a verificação das linhas de força que cortam tal movimento num momento pós-guerra e permeiam a instituição de negritudes por alguns dos principais pensadores que estiveram envolvidas em lutas por e pelo Négritude, este trabalho propõe um olhar que se volta às fissuras que constituem uma empresa da magnitude que possui a informação de uma identidade una, representante de uma coletividade performada em raça, diante de todas as múltiplas nacionalidades, filiações e afiliações presentes na ocasião.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5454
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5454/3384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Raissa Brescia dos Reis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Raissa Brescia dos Reis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 4 No. 2 (2012): Edição 08 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 2 (Ago./Dez. 2012); 142-154
Temporalidades; v. 4 n. 2 (2012): Edição 08 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 2 (Ago./Dez. 2012); 142-154
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675379727106048