Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elainne Cristina Jorge
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5478
Resumo: Este artigo trata de analisar o processo de fuga e apreensão do escravo Marcelino, que, foragido das autoridades policiais em consequência de ter sido acusado de cometer crimes de ferimentos graves contra duas pessoas na Cidade da Parahyba do Norte, ficou conhecido durante meses, pela população local, através da seção policial das páginas do Jornal O Tempo. Este texto reflete sobre os dados contidos nas crônicas policiais em que o escravo se fez presente, já que elas nos fornecem ricos detalhes e relatos a respeito do seu dia a dia, seus laços de solidariedade, como também a atuação das autoridades policiais no processo de sua captura e de seu julgamento. Este estudo vai além das informações contidas nas crônicas, uma vez que é fundamental dar relevância às relações existentes entre senhores e escravos e aos outros tipos de fonte, como, por exemplo, declarações da polícia, para se compreender bem mais a temática.
id UFMG-14_dcfa51c7fe8b7b29b5dfc918c1b186bb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5478
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)Escravo MarcelinoFugaApreensão.Este artigo trata de analisar o processo de fuga e apreensão do escravo Marcelino, que, foragido das autoridades policiais em consequência de ter sido acusado de cometer crimes de ferimentos graves contra duas pessoas na Cidade da Parahyba do Norte, ficou conhecido durante meses, pela população local, através da seção policial das páginas do Jornal O Tempo. Este texto reflete sobre os dados contidos nas crônicas policiais em que o escravo se fez presente, já que elas nos fornecem ricos detalhes e relatos a respeito do seu dia a dia, seus laços de solidariedade, como também a atuação das autoridades policiais no processo de sua captura e de seu julgamento. Este estudo vai além das informações contidas nas crônicas, uma vez que é fundamental dar relevância às relações existentes entre senhores e escravos e aos outros tipos de fonte, como, por exemplo, declarações da polícia, para se compreender bem mais a temática.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5478Temporalidades; Vol. 5 No. 2 (2013): Edição 10 - Temporalidades, Belo Horizonte Vol. 5 n. 2 (Mai./Ago. 2013); 111-122Temporalidades; v. 5 n. 2 (2013): Edição 10 - Temporalidades, Belo Horizonte Vol. 5 n. 2 (Mai./Ago. 2013); 111-1221984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5478/3408Copyright (c) 2013 Elainne Cristina Jorge Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Elainne Cristina Jorge2019-02-01T19:43:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5478Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:22Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
title Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
spellingShingle Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
Dias, Elainne Cristina Jorge
Escravo Marcelino
Fuga
Apreensão.
title_short Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
title_full Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
title_fullStr Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
title_full_unstemmed Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
title_sort Consta-nos que o criminoso anda nesta cidade: o processo de fuga e apreensão do escravo fugido Marcelino - Paraíba (1865)
author Dias, Elainne Cristina Jorge
author_facet Dias, Elainne Cristina Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Elainne Cristina Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Escravo Marcelino
Fuga
Apreensão.
topic Escravo Marcelino
Fuga
Apreensão.
description Este artigo trata de analisar o processo de fuga e apreensão do escravo Marcelino, que, foragido das autoridades policiais em consequência de ter sido acusado de cometer crimes de ferimentos graves contra duas pessoas na Cidade da Parahyba do Norte, ficou conhecido durante meses, pela população local, através da seção policial das páginas do Jornal O Tempo. Este texto reflete sobre os dados contidos nas crônicas policiais em que o escravo se fez presente, já que elas nos fornecem ricos detalhes e relatos a respeito do seu dia a dia, seus laços de solidariedade, como também a atuação das autoridades policiais no processo de sua captura e de seu julgamento. Este estudo vai além das informações contidas nas crônicas, uma vez que é fundamental dar relevância às relações existentes entre senhores e escravos e aos outros tipos de fonte, como, por exemplo, declarações da polícia, para se compreender bem mais a temática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5478
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5478/3408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Elainne Cristina Jorge Dias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Elainne Cristina Jorge Dias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 5 No. 2 (2013): Edição 10 - Temporalidades, Belo Horizonte Vol. 5 n. 2 (Mai./Ago. 2013); 111-122
Temporalidades; v. 5 n. 2 (2013): Edição 10 - Temporalidades, Belo Horizonte Vol. 5 n. 2 (Mai./Ago. 2013); 111-122
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675379830915072