Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ana Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5428
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre as relações entre cinema e história a partir de três filmes, realizados por diretoras do Chile, da Argentina e do Brasil, que tiveram envolvimento direto com os traumas e as lutas contra as ditaduras militares em seus países. Problematizando o trabalho com testemunhos orais como parte central de seus roteiros, buscaremos situar a maneira como estas cineastas rastrearam fragmentos e privilegiaram subjetividades, por meio da produção documental, e perceber como a aceitação ou a ruptura com modelos tradicionais fílmicos constituíram suas narrativas. Além disso, considerando a arte – e inserido nela o cinema – como elemento singular de posicionamento político e como parte de um diálogo interdisciplinar, argumentaremos sobre a possibilidade de uma produção historiográfica no interior destas fontes ou a partir delas.ABSTRACT: This article intends to reflect on the relations between cinema and history from the analysis of three movies by women film makers of Chile, Argentina and Brazil, that were directly involved with the traumas and the fight against military dictatorships in their countries. Questioning the work with oral testimonies as the central part of their scripts, we will situate the way how these film makers pursued fragments and privileged subjectivities inside their documental production, and we will try to realize how the acceptation or denial of traditional film patterns have constituted their narratives. Besides that, considering art – and inside it cinema – as a singular element of political positioning and as part of an interdisciplinary dialog, we will argue about the possibility of a historical production inside these sources or emerging from them.KEYWORDS: CINEMA, TESTEMONIES, BRAZIL.
id UFMG-14_ebeb5028ac34d54025964082a310a1eb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5428
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanosCinemaHistóriaTestemunhosEste artigo pretende refletir sobre as relações entre cinema e história a partir de três filmes, realizados por diretoras do Chile, da Argentina e do Brasil, que tiveram envolvimento direto com os traumas e as lutas contra as ditaduras militares em seus países. Problematizando o trabalho com testemunhos orais como parte central de seus roteiros, buscaremos situar a maneira como estas cineastas rastrearam fragmentos e privilegiaram subjetividades, por meio da produção documental, e perceber como a aceitação ou a ruptura com modelos tradicionais fílmicos constituíram suas narrativas. Além disso, considerando a arte – e inserido nela o cinema – como elemento singular de posicionamento político e como parte de um diálogo interdisciplinar, argumentaremos sobre a possibilidade de uma produção historiográfica no interior destas fontes ou a partir delas.ABSTRACT: This article intends to reflect on the relations between cinema and history from the analysis of three movies by women film makers of Chile, Argentina and Brazil, that were directly involved with the traumas and the fight against military dictatorships in their countries. Questioning the work with oral testimonies as the central part of their scripts, we will situate the way how these film makers pursued fragments and privileged subjectivities inside their documental production, and we will try to realize how the acceptation or denial of traditional film patterns have constituted their narratives. Besides that, considering art – and inside it cinema – as a singular element of political positioning and as part of an interdisciplinary dialog, we will argue about the possibility of a historical production inside these sources or emerging from them.KEYWORDS: CINEMA, TESTEMONIES, BRAZIL.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2016-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5428Temporalidades; Vol. 3 No. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011)Temporalidades; v. 3 n. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011)1984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5428/3360Copyright (c) 2011 Ana Maria Veigainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Ana Maria2019-02-01T19:43:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5428Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:16Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
title Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
spellingShingle Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
Veiga, Ana Maria
Cinema
História
Testemunhos
title_short Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
title_full Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
title_fullStr Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
title_full_unstemmed Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
title_sort Cinema e testemunhos: a história em três filmes sul-americanos
author Veiga, Ana Maria
author_facet Veiga, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
História
Testemunhos
topic Cinema
História
Testemunhos
description Este artigo pretende refletir sobre as relações entre cinema e história a partir de três filmes, realizados por diretoras do Chile, da Argentina e do Brasil, que tiveram envolvimento direto com os traumas e as lutas contra as ditaduras militares em seus países. Problematizando o trabalho com testemunhos orais como parte central de seus roteiros, buscaremos situar a maneira como estas cineastas rastrearam fragmentos e privilegiaram subjetividades, por meio da produção documental, e perceber como a aceitação ou a ruptura com modelos tradicionais fílmicos constituíram suas narrativas. Além disso, considerando a arte – e inserido nela o cinema – como elemento singular de posicionamento político e como parte de um diálogo interdisciplinar, argumentaremos sobre a possibilidade de uma produção historiográfica no interior destas fontes ou a partir delas.ABSTRACT: This article intends to reflect on the relations between cinema and history from the analysis of three movies by women film makers of Chile, Argentina and Brazil, that were directly involved with the traumas and the fight against military dictatorships in their countries. Questioning the work with oral testimonies as the central part of their scripts, we will situate the way how these film makers pursued fragments and privileged subjectivities inside their documental production, and we will try to realize how the acceptation or denial of traditional film patterns have constituted their narratives. Besides that, considering art – and inside it cinema – as a singular element of political positioning and as part of an interdisciplinary dialog, we will argue about the possibility of a historical production inside these sources or emerging from them.KEYWORDS: CINEMA, TESTEMONIES, BRAZIL.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5428
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5428/3360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ana Maria Veiga
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ana Maria Veiga
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 3 No. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011)
Temporalidades; v. 3 n. 1 (2011): Edição 05 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 3, n.1 (Jan./ Jul. 2011)
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675379417776128