A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Renan de Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Sérgio Yury Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062
Resumo: Ao avaliar a necessidade e a possibilidade de um encaixe prévio do aluno no contexto histórico dos tópicos abordados nas aulas de física clássica, tem-se que apesar de reconhecida a relevância do uso desta ferramenta para o ensino de física, ela é pouco e má utilizada.A partir desta observação, lamenta-se o escasso aproveitamento de uma ferramenta que aliada a exposição conceitual e a construção de experimentos, recriando o evento histórico, pode minimizar alguns obstáculos enfrentados pelo aluno que inicia seus estudos a cerca dos fenômenos da natureza.
id UFMG-14_ec16c7106ebca86fd9808b5c3cd89009
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6062
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básicoHistória da ciênciaHistória da físicaEnsino.Ao avaliar a necessidade e a possibilidade de um encaixe prévio do aluno no contexto histórico dos tópicos abordados nas aulas de física clássica, tem-se que apesar de reconhecida a relevância do uso desta ferramenta para o ensino de física, ela é pouco e má utilizada.A partir desta observação, lamenta-se o escasso aproveitamento de uma ferramenta que aliada a exposição conceitual e a construção de experimentos, recriando o evento histórico, pode minimizar alguns obstáculos enfrentados pelo aluno que inicia seus estudos a cerca dos fenômenos da natureza.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/pngapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062Temporalidades; Vol. 10 No. 1 (2018): Edição 26 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.1 (jan./abr. 2018); 159-171Temporalidades; v. 10 n. 1 (2018): Edição 26 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.1 (jan./abr. 2018); 159-1711984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9583https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9584https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9585https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9586https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9587Copyright (c) 2018 Renan de Melo Alencar, Sérgio Yury Almeida da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Renan de Meloda Silva, Sérgio Yury Almeida2020-01-13T14:10:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6062Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2020-01-13T14:10:10Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
title A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
spellingShingle A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
Alencar, Renan de Melo
História da ciência
História da física
Ensino.
title_short A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
title_full A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
title_fullStr A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
title_full_unstemmed A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
title_sort A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
author Alencar, Renan de Melo
author_facet Alencar, Renan de Melo
da Silva, Sérgio Yury Almeida
author_role author
author2 da Silva, Sérgio Yury Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Renan de Melo
da Silva, Sérgio Yury Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
História da física
Ensino.
topic História da ciência
História da física
Ensino.
description Ao avaliar a necessidade e a possibilidade de um encaixe prévio do aluno no contexto histórico dos tópicos abordados nas aulas de física clássica, tem-se que apesar de reconhecida a relevância do uso desta ferramenta para o ensino de física, ela é pouco e má utilizada.A partir desta observação, lamenta-se o escasso aproveitamento de uma ferramenta que aliada a exposição conceitual e a construção de experimentos, recriando o evento histórico, pode minimizar alguns obstáculos enfrentados pelo aluno que inicia seus estudos a cerca dos fenômenos da natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/pdf
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9583
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9584
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9585
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9586
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6062/9587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Renan de Melo Alencar, Sérgio Yury Almeida da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Renan de Melo Alencar, Sérgio Yury Almeida da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/png
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 10 No. 1 (2018): Edição 26 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.1 (jan./abr. 2018); 159-171
Temporalidades; v. 10 n. 1 (2018): Edição 26 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.1 (jan./abr. 2018); 159-171
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675381635514368